sábado, 31 de julho de 2010

Houve vida em Marte?


Carbonato em rochas pode indicar vida há 4 bilhões de anos em Marte

Pesquisa comparou fossa marciana com região de formação semelhante na Austrália para fazer a conclusão.
 
Pesquisadores americanos identificaram rochas que, acreditam, poderiam conter restos fossilizados de vida em Marte. A equipe de pesquisadores identificou rochas antigas da Nili Fossae, uma das fossas existentes na superfície do planeta.

O trabalho dos pesquisadores revelou que essa vala em Marte é equivalente a uma região na Austrália onde algumas das mais antigas evidências de vida na Terra haviam sido enterradas e preservadas em forma mineral.

A equipe, coordenada por um cientista do Instituto para Busca de Inteligência Extraterrestre (Seti, na sigla em inglês), da Califórnia, acredita que os mesmos processos hidrotermais que preservaram as evidências de vida na Terra podem ter ocorrido em Marte na Nili Fossae. As rochas têm até 4 bilhões de anos, o que significa que elas já existiam nos últimos três quartos da história de Marte.

Carbonatos

Quando, em 2008, cientistas descobriram carbonatos nessas rochas de Marte, provocaram grande alvoroço na comunidade científica, já que os carbonatos eram procurados havia tempos como prova definitiva de que o planeta vermelho era habitável e que poderia ter existido vida por lá.

Os carbonatos são produzidos pela decomposição de material orgânico enterrado, se esse material não é transformado em hidrocarbonetos. O mineral é produzido pelos restos fossilizados de carapaças e ossos, e permite uma maneira de investigar a vida que existia nos primórdios da Terra.

Na nova pesquisa, publicada na última edição da revista especializada Earth and Planetary Science Letters, os cientistas avançaram a partir da identificação dos carbonatos em Marte.

Missão da Nasa

O coordenador do estudo, Adrian Brown, usou um instrumento a bordo de uma missão da Nasa estudar as rochas da Nili Fossae com raios infravermelhos. Eles depois usaram a mesma técnica para estudar rochas na área do noroeste da Austrália chamada Pilbara. "Pilbara é uma parte da Terra que conseguiu se manter na superfície por uns 3,5 bilhões de anos, ou três quartos da história do planeta", disse Brown à BBC.

"Isso permite a nós termos uma pequena janela para observar o que estava acontecendo na Terra em seus estágios iniciais", explicou. Os cientistas acreditam que micróbios formaram há bilhões de anos algumas das características distintivas das rochas de Pilbara.

O novo estudo revelou que as rochas da Nili Fossae são muito semelhantes às rochas de Pilbara em sua composição mineral. Brown e seus colegas acreditam que isso mostra que os vestígios de vida que possa ter existido no início da história de Marte podem estar enterrados nesse local.

"Se havia vida suficiente para formar camadas, para produzir corais ou algum tipo de bolsões de micróbios, enterrados em Marte, a mesma dinâmica que ocorreu na Terra pode ter ocorrido ali", disse. Por isso, segundo ele, que os dois locais são tão parecidos.

Pouso

Brown e muitos outros cientistas esperavam que poderiam logo ter a oportunidade de estudar mais de perto as rochas de Nili Fossae. O local havia sido marcado como um potencial local de pouso de uma nova missão para Marte, a ser lançada em 2011 pela Nasa.

Mas o local foi posteriormente considerado muito perigoso para um pouso e acabou removido da lista da Nasa em junho deste ano. "O robô da Nasa acabará visitando outro local interessante quando pousar, mas esse local é o que deveríamos checar para descobrir se havia vida nos primórdios de Marte", lamenta Brown.

 
Nota: Os que acreditam na teoria da Terra Nova (entre seis e dez mil anos) e no Dilúvio, conforme descrito na Bíblia, certamente consideram essa reportagem uma bobagem ou, quem sabe, um ato do inimigo das almas, objetivando desviar a fé dos justos. Já estive desse lado do da crença. Hoje, como agnóstico, não fecho os olhos para qualquer possibilidade.
 
Enéias Teles Borges
-

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Os gays e o imposto de renda

Gays poderão colocar parceiro como dependente no Imposto de Renda

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional emitiu parecer com nova regra.
Decisão será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

A Receita Federal aprovou parecer que dá direito a homossexuais de incluir o companheiro ou companheira como dependente na declaração do Imposto de Renda. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional redigiu um parecer com a nova regra e o enviou para o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A decisão será publicada nos próximos dias no "Diário Oficial da União".

O parecer é resultado de uma consulta feita por uma servidora pública que desejava incluir a companheira - isenta no Imposto de Renda - como sua dependente. Com ela, abre-se precedente para outros casais na mesma situação.

Com base no princípio da isonomia de tratamento, o parecer afirma que a legislação prevê a inclusão de companheiros heterossexuais de uniões estáveis como dependentes no Imposto de Renda e que o mesmo deve ser garantido aos parceiros homoafetivos. De acordo com o parecer, é necessário que o casal tenha vida em comum por mais de cinco anos para conseguir a inclusão. A Receita Federal poderá notificar o contribuinte para checar a informação.

A decisão ocorre após outros órgãos já terem se posicionado sobre o tema, apesar de não existir lei que reconheça formalmente a união estável de casais gays no Brasil.

Em abril, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que casais formados por homossexuais têm o direito de adotar filhos. Em junho de 2008, a Advocacia-Geral da União deu parecer favorável ao reconhecimento de união entre casais gays.
 
 
Nota do Editor: Eis uma notícia que deixará muitos de cabelo arrepiado. Refiro-me, especialmente, aos membros da entidade Fé Cega, Faca Amolada (FCFA). Até o Leão aderiu à nova Orientação Sexual. Eu, operador do Direito (advogado) e Bacharel em Teologia, aprovo a medida. Trata-se de questão patrimonial. A religião deve se ater a algumas questões e não achar que é paradigma para a humanidade. O livre arbítrio é direito de todos e qualquer consequência disso será suportada por quem deu causa. Cada um que faça o que quiser, desde que não invada espaço de terceiros.
 
Enéias Teles Borges
-

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SOBRE A PALEONTOLOGIA E AS DATAS

Milhões de anos no passado. Datas que nos chegam graças às informações de paleontólogos, arqueólogos e afins. Estamos, neste caso, falando de 318 milhões de anos no passado. O artigo a seguir trata de fatos ocorridos lá nos tempos antigos e inimagináveis. Os répteis foram os primeiros vertebrados a pisar terra firme. Não é espantoso? Naturalmente que datas e eventos assim são questionados pelos criacionistas. O que dizem, então, dos que detêm o conceito de Terra nova e a teoria do Dilúvio?

Vejam:

'Pegadas' de répteis com 318 milhões de anos são descobertas no Canadá

Descoberta provaria que répteis foram os primeiros a conquistar terra firme,
Paleontólogos encontraram vestígios na Baía de Fundy.
 
A Baía de Fundy, na costa leste do Canadá, registra pegadas de répteis com 318 milhões de anos em falésia na Baía de Fundy,segundo estudo de paleontólogos publicado na noite desta quinta-feira (29) na publicação Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology.

O trabalho foi realizado pelos professores Howard Falcon-Lang, da Universidade de Londres, e Mike Benton, da Universidade de Bristol, com colegas canadenses.

A descoberta provaria a suspeita de que répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o interior seco dos continentes. As rochas nas quais as marcas aparecem mostram que a classe de animais viveram em planícies secas próximas a rios, porém a centenas de milhas da costa.

"As pegadas datam do período carbonífero, quando um único continente conhecido como Pangeia dominava o mundo", diz Benton. "No início, a vida estava restrita a pântanos na costa e florestas tropicais, mas os répteis empurraram as fronteiras, conquistando terra firme."

Ao contrário dos anfíbios, répteis são vertebrados que não precisaram retornar à água para gerar novas crias, segundo explicam os especialistas.

O mesmo time descobriu, em 2007, as pegadas mais antigas conhecidas de répteis, em um sítio na mesma província canadense, New Brunswick. "A Baía de Fundy é um local ótimo para procurar por fósseis", afirma Falcon-Lang. "As falésias estão erodindo rapidamente e cada rocha que cai revela novidades."

 
Nota: O que fazer com tantas datas e informações trazidas pela ciência atual? No que podemos acreditar? Em informações, como essa, ou nas crenças que não são oferecidas como alternativas?
 
Enéias Teles Borges
-

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A religião e os transplantados

A evolução científica tem produzido resultados fabulosos. Entre outros, conforme reportagem que seguirá abaixo, o transplante total do rosto. Há que se reiterar: transplante total do rosto! Imaginemos outro tipo de transplante, hoje tido por impossível, o do cérebro. Seria possível, para outro corpo, o transporte da consciência e do caráter? Como a religião avaliaria isso? Quem seria passível de julgamento? O transplantado ou aquele que forneceu o cérebro? O avanço da ciência mudará a forma como, hoje, muitos enxergam a questão do juízo divino...

Médicos mostram paciente que fez transplante total de rosto na Espanha

O Hospital Vall d'Hebron de Barcelona deu alta e apresentou nesta segunda-feira (26), Oscar, o paciente que se submeteu a um transplante total de face.

A operação foi liderada pelo médico espanhol Joan Barret e mobilizou trinta pessoas durante 22 horas em março.

Oscar teve transplantada toda a pele e músculos de rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital. Ainda de acordo com o hospital, foi a primeira cirurgia do gênero a ser realizada no mundo.

Ele tinha o rosto deformado desde os cinco anos depois que sofreu um acidente, e não podia respirar ou falar normalmente. Ele também tinha dificuldade para comer.

Uma equipe multidisciplinar do Hospital Universitário Vall d'Hebron transplantou "toda a pele e músculos dos rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, utilizando técnicas de cirugia plástica e microcirugia reparadora vasculonervosa", detalhou Barret.

O cirurgião disse que a parte mais difícil foi evitar que o organismo de Oscar rejeitasse o rosto implantado.

Oscar já consegue falar, com dificuldade, há dois meses, e vem seguindo uma dieta baseada em líquidos e cremes.

Durante a entrevista, ele agradeceu aos médicos, aos funcionários do hospital e à sua família.

O paciente deverá seguir controles clínicos e sessões de fisioterapia, logopedia e terapia facial até que recupere totalmente a mobilidade do rosto. A previsão é que faça isso durante os 12 ou 18 meses posteriores à operação.

A irmã do paciente transmitiu da parte de Oscar suas sensações e expectativas, como a alegria de poder caminhar pelas ruas normalmente, sem que as pessoas fiquem olhando para ele o tempo todo, e também sentar-se à mesa e desfrutar disso com amigos e familiares.

Segundo explicou ela, Oscar aceitou seu novo rosto e tanto ele quanto a família reconheceram traços anteriores.

Do ponto de vista psicológico, os profissionais asseguram que Oscar está preparado para voltar para casa.

O hospital recordou que no mundo foram realizados 13 trasplantes de rosto: 6 na França, 3 no Estado espanhol, 2 nos Estados Unidos, 1 na China e 1 no Eagipto, mas insistiu que o de Oscar "é o primeiro transplante total de rosto no mundo".

O hospital explicou ainda que, uma vez concluída a coletiva de imprensa, nenhum detalhe a mais será divulgado aos meios de comunicação para preservar a intimidade de Oscar.

 
Nota: Tenho tomado tempo para pensar nas inúmeras tentativas de conciliar a ciência com a religião. Alguns preferem crer que uma completa a outra. Outros acreditam que estão totalmente separadas. O que tenho percebido: quedas e mais quedas de mitos, antes tidos por verdades absolutas. A ciência tem mudado de forma substancial a forma de se encarar a religiosidade. Será que algum dia a religião escudada na fé cega ainda existirá?
 
Enéias Teles Borges

domingo, 25 de julho de 2010

A fé religiosa e seus novos métodos

Para conseguir novos adeptos vale quase tudo. Vale, inclusive, lutas num ringue. A Igreja Apostólica Renascer em Cristo sabe como atrair "fiéis". Desta feita ela inovou. Ringue com lutas para chamar para a igreja pessoas que jamais iriam, desde que usados apenas os métodos convencionais. Para atrair pessoas para "Jesus" a referida igreja se serve do que considera conveniente. Digamos que sua maneira de pensar é bem simples e objetiva: "os fins justificam os meios".

Só mesmo lendo toda a reportagem para entender.

Igreja frequentada por Kaká organiza competição de lutas em São Paulo

Pastores da Renascer transformam torneio em grande culto para atrair novos fiéis; no octógono, xingamentos aos adversários estão proibidos

Luis Gustavo Rodrigues, o Buda, não vai à igreja. Aos 24 anos, o jovem paulista, morador do bairro de Vila Sílvia, na Zona Leste de São Paulo, trabalha em uma empresa de Tecnologia de Informação e se empenha, no tempo livre, nas aulas de artes marciais. Na noite da última sexta-feira, porém, ele foi até a sede de Osasco da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, que tem como um de seus mais ilustres fiéis o craque Kaká, do Real Madrid. O objetivo não era se converter. Convidado, ele ia disputar sua primeira luta profissional na categoria Muay Thai do Reborn Fight II, competição organizada por membros da congregação evangélica.

Buda confessa que estava nervoso no momento que subiu no ringue. Antes da luta, no entanto, um amigo puxou o grito de “Gordinho” e logo a maioria das quase mil pessoas que assistiam ao evento estava do seu lado. Incentivado, Luis se mostrou incansável e foi declarado vencedor moral do confronto, apesar do resultado oficial dos juízes ter sido o empate.

Depois da luta, o jovem posou para fotos com os amigos, foi cumprimentado pela torcida e dizia não acreditar no que tinha feito. “Ele tinha o braço pesado”, afirma, sobre o seu oponente. Buda diz não se importar com o fato de sua estreia nos ringues ter sido dentro de uma igreja. Ele diz não ser frequentador por causa das histórias que costuma ouvir, como a do casal fundador da Renascer, preso em 2007 nos Estados Unidos com US$ 56 mil não declarados. Mesmo assim, elogiou a organização do “Reborn Fight”.

- Achei muito bonito. Não venho por causa dos “esquemas” que a gente sabe que acontece. Mas isso aqui foi muito bacana. Tem uma estrutura muito boa – disse Luis, que conta com a ajuda de seus amigos de academia para poder treinar.

A estrutura montada para o evento realmente era impressionante. No centro do local onde são realizados os cultos da igreja, foi erguido um imenso ringue, com o padrão do octógono usado no UFC, maior competição de luta livre do mundo. No altar, um DJ tocava músicas eletrônicas para o público Esta foi a segunda vez que Osasco sediou um torneio de artes marciais da Renascer – a outra foi em fevereiro deste ano. No total, já foram nove edições.

Nesta sexta-feira, a escala de lutas contava com 26 nomes, entre homens e mulheres, mas uma atleta não compareceu. Apenas três lutadores eram membros da sede de Osasco. A grande maioria veio de outras congregações ou, então, não fazia parte da Igreja. Um dos organizadores do evento, o pastor Douglas Vieira, ou Dogão, como é conhecido, admite que o maior objetivo é atrair fiéis para a religião.

- Existem pessoas que nunca pisariam em uma igreja se não fosse pelo evento. A grande maioria vem pelo trabalho que a gente faz. E, depois, acaba ficando. Quem teve a ideia já era lutador. Então, está no sangue. É o desejo de usar a luta para rebanhar fiéis. Temos uma convocação agressiva no nosso nicho.

Para que a estratégia funcione, Dogão e outros membros da igreja, como o Bispo Kleber Falcone, transformam o evento em um imenso culto. Antes do início da competição, os dois reúnem os lutadores para fazer a chamada e uma oração, sempre pedindo o respeito entre eles. Depois, na apresentação em cima do ringue, o pastor faz uma nova pregação, desta vez convocando o público. Pede para que todos tenham calma e que os ânimos se esquentem apenas sobre o tatame. O pedido é para que não aconteça o que é comum nos eventos de luta livre ao redor do mundo, com brigas entre as torcidas.
 
Ingressos a R$ 15 e patrocinadores prestigiados

Para assistir o evento, cada pessoa paga R$ 15. Dogão explica que o objetivo não é arrecadar dinheiro para a Igreja, mas arcar com todos os gastos da estrutura. Para isso, também conta com uma série de patrocinadores, que são chamados após o término de cada luta para entregarem os troféus ao vencedor e ao perdedor do combate.

Além do prêmio, cada lutador recebe uma quantia simbólica em dinheiro, não revelada pelo pastor. No ringue, estão proibidos xingamentos e ofensas aos adversários. Ao contrário das lutas oficiais, na categoria MMA (artes marciais mixadas, em inglês), também não são permitidos socos no rosto quando o rival estiver caído no chão, nem cotoveladas

Os organizadores garantem que não costuma haver casos de lutadores da igreja envolvidos em brigas nas ruas. Para o Bispo Kleber, a filosofia ensinada nas artes marciais é posta em prática também na vida particular de cada um de seus atletas.

- Nós pregamos a consciência, tanto fora quanto dentro do ringue. Não tem nada a ver essa imagem que as pessoas têm de que o lutador é um “bad boy”. A filosofia é outra. No esporte, assim como na vida, temos que ter disciplina, respeito e outros valores. O espírito daqui consegue ligar o esporte à igreja. A luta é muito desvalorizada no Brasil, apesar de o país ser um de seus grandes incentivadores, através da Família Gracie. Falta consciência. A luta pode salvar muita gente. É respeito, não exige nada de violência. Quer brigar, não vai fazer na rua, vai fazer no tatame.

Membro da igreja na sede de Alphaville, Jorge Luis Bezerra, o Michelan, foi um dos que encontraram na luta uma forma de sair da marginalidade. Depois de seu combate, do qual saiu perdedor, o lutador pediu a palavra no ringue e, em uma espécie de testemunho de vida, declarou ter sido usuário de drogas, mas disse que hoje estava bem. Com o filho Levi, de 1 ano e quatro meses, nos braços, ele elogiou a iniciativa do evento.

- O objetivo não é arrecadar dinheiro. Muita gente critica sem saber. Nosso objetivo é Deus, é resgatar essas vidas para Cristo. É um esporte impactante para quem não conhece as regras, mas quem passa a conhecer, vê que não é assim – disse Michelin, que, além do filho, levou a mulher para vê-lo no ringue.

Damaris Batista, a Gringa, foi uma das quatro mulheres inscritas na competição. É também uma das maiores defensoras do ensino de lutas na igreja.

- Antes, meu paradigma era rígido quanto à igreja. Depois, percebi que não era assim. Quando a gente não cuida do templo, vai contra as regras de Deus. As pessoas olham para mim e criticam por ser lutadora. Mas, quando dou meu testemunho de vida, as pessoas querem fazer igual a mim.

O Pastor Dogão, no entanto, confessa que a ideia não foi bem aceita pelos membros de início. Agora, porém, afirma que todos elogiam, tanto que já está previsto um novo “Reborn Fight”, para fevereiro do ano que vem.

- Um ou outro estranhou no início. Mas é um esporte que está ganhando espaço no mundo inteiro. Tem gente que acha diferente, mas o que importa é ganhar vidas para Jesus Cristo. Quando perceberam isso, aceitaram bem.


Nota: É o vale-tudo da fé cega e da faca amolada (FCFA). No caso em tela estamos diante de uma instituição de excelente marketing. Podemos contestar a ética que envolve tudo isso, mas precisamos admitir a sua eficiência em conseguir o resultado final, independentemente dos meios utilizados. É por essas e outras que a questão da prática, tida por religiosa no Brasil, está cada dia mais enojante. Causa asco!

enéias teles borges
-

sábado, 24 de julho de 2010

O ELIXIR DA VIDA

O elixir da vida, a fonte da juventude, vontade de viver muito e, se possível, eternamente. Anelo humano desde os mais distantes tempos. Para os religiosos que acreditam na ressurreição e na vida eterna esse elixir existe e está nas mãos de deus. Outros não acreditam assim e saem em busca da perpetuação da vida. Usam mecanismos ao alcance da ciência e tentam hoje, como tentaram ontem, e seguirão tentando enquanto puderem.

Será que estão chegando perto do objetivo? Confiram, no artigo abaixo.

Anfíbio longevo fornece pistas sobre como viver mais

Um anfíbio pequeno e cego, com uma pele translúcida, está fornecendo pistas importantes na busca pelo elixir da vida.

O proteus (Proteus anguinus) vive em cavernas no sul da Europa, especialmente na Eslovênia e Croácia, pesa 20 gramas e é um dos poucos anfíbios que vive inteiramente em ambiente aquático.

Como muitos animais que vivem em cavernas, adaptou-se à pouca luminosidade, perdendo olhos e pigmentação da pele.

O proteus parece reproduzir-se ainda no estágio larval e, diferentemente de sapos e rãs, os animais adultos retêm características juvenis, como guelras.

Pensava-se que essas características do animal eram o resultado de um desenvolvimento abortado pelo difícil ambiente das cavernas. No século 17, acreditava-se que o animal era filhote de dragão.

Mas Yann Voituron,da Universidade de Lyon, na France, está interessado no proteus por outro motivo: sua grande expectativa de vida. Em zoológicos, o animal vive 70 anos. Ele acredita que esses anfíbios podem viver até 102 anos.

Voituron e sua equipe chegaram a esse número, que é três vezes maior que espécies de anfíbios de parentesco próximo, usando uma fórmula que estima a expectativa de vida média de animais adultos em cativeiro relativa a sua massa. "Mesmo os espécimes mais velhos podem se reproduzir", diz.

Mas como o proteus consegue viver tanto? Para começar, ele vive em um ambiente frio, o que reduz sua taxa metabólica. Quanto menor a taxa metabólica, menor a produção de radicais livres, que danificam o DNA. Isso ocorre porque os radicais livres são um resíduo indesejado da manufatura da molécula adenosina trifosfato (ATP), a carregadora de energia do corpo, produzida nas mitocôndrias das células.

Além de atacar DNA, radicais livres também produzem espécies reativas de oxigênio (ROS), que atacam tecidos. Portanto, menos ROS pode significar menos envelhecimento.

Mas, de acordo com Voituron, a longevidade dos proteus não pode ser explicada totalmente pela baixa taxa metabólica e pelos seus eficientes mecanismos antioxidantes, pois seu metabolismo e atividade antioxidante não são muito diferentes dos de outros anfíbios que vivem muito menos. Então qual é o segredo?

Voituron sugere que o proteus possui uma maneira de gerar energia que produz menos radicais livres do que outros animais. Ele e sua equipe completaram experimentos, ainda não publicados, que "sugerem um funcionamento peculiar das mitocôndrias nesta espécie".

"Se o proteus consegue produzir ATP sem muito ROS, isso explicaria sua longevidade."

 
Nota: Não basta viver muito. É preciso viver bem. Quanto mais tempo um homem viver, maior será a população na terra. População que consume mais do que o planeta tem condições de produzir. Será necessário viver muito e nascer pouca gente. O equilíbrio é tão difícil quanto o é achar tal fonte da vida longa.
 
enéias teles borges
-

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A IGREJA E AS ELEIÇÕES DE 2010

Alheio à recomendação da Igreja Católica de manter neutralidade na campanha eleitoral, o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, prega boicote à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República por considerar o PT favorável à descriminalização do aborto.

Em artigo intitulado "Dai a César o que é de César e a Deus o que é Deus", publicado no site oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Bergonzini evoca deliberações dos congressos nacionais petistas de 2007 e 2010 e o 3º Plano Nacional dos Direitos Humanos para classificar o partido como "contrário aos valores da família".

"Recomendamos a todos verdadeiros católicos a que não deem seu voto à senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais liberações, independentemente do partido a quem pertençam", diz o bispo no texto, datado de 1º de julho.

Embora admita no artigo que a Igreja Católica "não se posiciona nem faz campanha", d. Bergonzini, 78 anos, diz que sua posição é lastreada na missão de "zelar para o que o que é Deus não seja manipulado e usurpado por César".

"Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito á vida humana e aos valores da família", afirma o religioso no documento.

Na carta, o bispo cita a punição imposta pelo PT aos deputados federais Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC), que condenaram publicamente o apoio petista à legalização do aborto e migraram para o PV.

Segundo maior colégio eleitoral paulista, com 788.832 votantes, Guarulhos é hoje o principal reduto petista no Estado --a cidade é governada pelo partido desde 2001.

Dilma, que se diz recém-convertida à Renovação Carismática Católica, modificou seu discurso sobre o aborto nos últimos três anos. Em outubro de 2007, durante sabatina promovida pela Folha, ela se mostrou favorável à descriminalização.

"Acho que tem de haver a descrminalização do aborto. No Brasil, é um absurdo que não haja, até porque nós sabemos em que condições as mulheres recorrem ao aborto", disse à ocasião.

Em suas últimas manifestações públicas sobre o tema, a petista mudou de postura. "Eu sou a favor de manter a legislação", afirmou no Programa "Roda Viva", da TV Cultura, veiculado no último 28 de junho.


Nota: Trata-se de situação complicada. A Igreja, efetivamente, precisa ser neutra. Estamos num Estado Laico. Por outro lado existem premissas seríssimas a serem consideradas. O aborto é uma delas. Difícil conciliar neutralidade com obrigação de consciência.

Enéias Teles Borges
-

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Impossível ser ateu?

Aqui na Sul da Bahia, Vitória da Conquista, ando sem muitas opções de atividades. Frio e chuva. O jeito é ficar em casa lendo, na internet ou vendo TV. À noite encontro um ou outro parente de minha esposa. Vitória da Conquista tem uma característica interessante: muitos intelectuais de esquerda e quase todos (ou todos) ateus. Existe uma academia aqui: "Academia Conquistense de Letras". Sobre ela postarei algo, algum dia (tenho um cunhado que é um "imortal" da Academia Conquistense de Letras).

Voltando ao tema: num momento de conversa, não sei por qual motivo, a existência de deus entrou no "ar" e a pergunta de sempre surgiu: "você não crê na existência de deus?"

Meu cunhado, ateu de carteirinha, respondeu: "Como não crer na existência de deus? Ele está presente em todas as cabeças (mentes) humanas!"

Moral da história

Impossível ser ateu? Parece-nos, a grosso modo, que sim. Deus existe e isso é fato. Para muitos ele existe como criador e para outros existe como criatura, fruto da imaginação dos homens...

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Reflexões na estrada

Sábado, por volta das cinco horas da manhã, saímos de São Paulo e seguimos na direção de Vitória da Conquista, sul da Bahia. O caminho escolhido foi o de sempre: Fernão Dias, continuando pela BR 381 na direção de João Monlevade, passando por Ipatinga e seguindo na direção de Governador Valadares. Já na BR 116, Rio-Bahia, pernoite na minha terra natal, Teófilo Otoni. No dia seguinte saimos às oito da manhã e às duas da tarde chegamos ao  nosso destino (Vitória da Conquista-BA).

Motoristas irresponsáveis

O trecho da estrada entre Belo Horizonte e João Monlevade é muito perigoso. Conhecida como rodovia da morte. É um trecho que não chega a duzentos quilômetros, mas possui mais de duzentas curvas. Um perigo! Fiquei observando as loucuras de caminhoneiros e motoristas de carros leves. Meu cuidado era fugir dos loucos e dirigir muito concentrado. Desta vez vimos "apenas" um carro que se envolveu em acidente.

Esperança e tristeza

Nos vilarejos ao longo das BRs 381 e 116 foi interessante ver como as árvores, calçadas e pracinhas estavam pintadas nas cores da bandeira do Brasil. Esperança de vitória na Copa do Mundo e, no fim, tristeza. A seleção representa muito nessas cidades sem muita atividade...

Um país que precisa ser mais justo

O contraste que se nota nas cidades é absurdo! Os vilarejos, alguns em especial, parecem entregues à própria sorte (ou azar). Muitos locais que não contam, sequer, com energia elétrica.

Algo está sendo feito

A BR 116 está recebendo um tratamento que não recebia há 32 anos. As pistas estão sendo cuidadas "de verdade". Não se trata de simples recapeamento. Estão trocando o piso. Obra imensa que seguirá até Fortaleza. A foto ilustrativa é de um trecho que fica em Teófilo Otoni.

Estamos numa cidade serrana

Vitória da Conquista é uma cidade agradável, progressista e que vem crescendo em todos os bons aspectos. Lógico que ainda é uma cidade que precisa de noções elementares de civilidade. Mas é uma das promessas neste Brasil. O clima aqui está frio. Parece São Paulo. Garoa e frio. Comida boa, centro de compras moderno. Até redes interessantes estão por aqui. Bob´s e Mac Donalds são opções. Há boas salas de cinema e um comércio que se moderniza.

Finalizando

Foram 1450 quilômetros na estrada e muita reflexão sobre a vida. Vida que passa, vida que se esvai. Precisamos aproveitá-la bem. A vida, vivida dentro da realidade, sem utopias, traz seus benefícios e suas mazelas. Cabe-nos viver da melhor maneira possível.

Enéias Teles Borges

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O casamento gay é uma realidade

O casamento gay (casamento entre homossexuais) é uma realidade no mundo. Com a adesão da Argentina o número de paises que aceitam esse tipo de união chegou a onze. Eu acredito que o Brasil haverá de pensar no assunto e certamente acompanhará a tendência mundial. Para os religiosos a oficialização de tal comportamento é indício do fim do mundo. Para ateus e evolucionistas a conversa, quem sabe, será outra.

Orientação sexual ou opção sexual?

Orientação sexual (ver Escala Kinsey de Alfred Kinsey) indica qual o gênero (e.g. masculino e feminino) que uma pessoa se sente preferencialmente atraída fisicamente e/ou emocionalmente.

A orientação sexual pode ser assexual (nenhuma atracção sexual), bissexual (atracção por ambos os gêneros), heterossexual (atracção pelo gênero oposto), homossexual (atracção pelo mesmo gênero), ou pansexual (atracção por diversos gêneros, quando se aceita a existência de mais de dois gêneros). O termo pansexual (ou também omnissexual) pode ser utilizado, ainda, para indicar alguém que tem uma orientação mais abrangente (incluindo por exemplo, atracção específica por transgêneros).

A orientação sexual não-heterossexual foi removida da lista de doenças mentais nos EUA em 1973; e do CID 10 (Clasificação Internacional de Doenças) editado pela OMS Organização Mundial da Saúde, em 1993.

O termo orientação sexual é considerado, atualmente, mais apropriado do que opção sexual ou preferência sexual. Isso porque opção indica que uma pessoa teria escolhido a sua forma de desejo, coisa que muitas pessoas consideram como sem sentido. Assim como o heterossexual não escolheu essa forma de desejo, o homossexual (tanto feminino como masculino) também não, pois, segundo pesquisas recentes esta orientação poderá estar determinada por factores biogenéticos, sejam questões hormonais in utero ou genes que possam determinar esta predisposição.[1] É importante esclarecer que há grande imposição do modelo heterossexual para todos. Em alguns casos, pode não existir a preocupação em conhecer o nível ou qualidade de vida afetiva, nível de prazer ou felicidade que uma pessoa possa ter, mas sim que ela deveria ser heterosexual. Por conta dessa forte imposição, muitas pessoas podem encontrar alívio dos desejos homoeróticos na religiosidade fanática, nos remédios, nas drogas ou mesmo, adotando um padrão escondido ou de vida dupla: No seu entorno social e familiar assume um comportamento heterossexual e num mundo privado permite-se exercer a sua homossexualidade, situação esta que cria um maior ou menor conflicto interior e assim as suas repercusões posteriores nesse ser humano.

Segundo diversas organizações científicas não é possível forçar a alteração da orientação sexual de alguém.


Doentes ou diferentes?

A luta homossexual está cada vez mais solidificada. Usar a expressão "orientação sexual" é uma meneira de dizer: "não somos doentes, somo diferentes". Não haverei de entrar na seara que pertence aos psicólogos. Até porque sou suspeito. Não escondo de ninguém que sou conservador e vejo possibilidade de casamento apenas entre pessoas de sexos diferentes (homem e mulher).

Respeito, porém, a orientação sexual de todos.

Conclusão

A realidade está às portas. Quer seja aceita ou não a realidade está aí e pouco se preocupa com opiniões divergentes. Uma questão é indiscutível: vivemos numa sociedade democrática e todos são livres para viver como quiserem. Claro que não há direito que proteja a invasão de ambiente pertencente a terceiros. Importante: por uma questão de convenção social devemos usar sempre a expressão "orientação sexual". É um sinal mínimo de respeito.

Enéias Teles Borges
-

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CASAMENTO ENTRE HOMOSSEXUAIS

O Senado da Argentina aprovou o casamento entre homossexuais. Primeiro país na América do Sul a tomar tal atitude a Argentina se junta a outros dez paises no mundo que aceitam essa prática.

"O Senado da Argentina aprovou na madrugada desta quinta-feira (15) uma reforma no Código Civil que abre espaço para o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país."

"A medida segue agora para assinatura da presidente Cristina Kirchner, último passo para que a Argentina se torne o primeiro país na América do Sul e o décimo no mundo a reconhecer o matrimônio gay."

"Após 14 horas de debate (começou por volta das 13h30, no horário de Brasília), o projeto foi aprovado com 33 votos a favor, 27 votos contra e três abstenções."

"A reforma substitui as palavras “homem e mulher” da versão atual da legislação por “cônjuges” e “contraentes”, o que torna indistinto perante a lei a orientação sexual do casal que contrai matrimônio."

Texto completo no Universo Online.

Nota: É tendência mundial e certamente o Brasil adotará medida similar. Eu sou conservador e só consigo "enxergar" o termo casamento aplicado a casal composto por homem e mulher. A despeito disso não posso ser hipócrita e virar as costas para uma tendência mundial. Posso não concordar, mas sendo Lei eu devo respeitar. As pessoas têm o direito de viver conforme suas orientações sexuais e desde que não adentrem espaços de terceiros, devem ser respeitadas. Direitos e obrigações andam de mãos dadas. Estamos diante, portanto, de uma oficialização de uma revolução sexual. Para os religiosos é o fim do mundo. Para os demais tudo não passa de caminhos a serem seguidos pelos homens...

Enéias Teles Borges
-

terça-feira, 13 de julho de 2010

O divórcio direto

Congresso promulga lei que torna o divórcio imediato

O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira (13) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do divórcio direto, que agiliza a separação entre os casais. A partir de agora, o pedido de divórcio passa a ser imediato, assim que o casal optar pelo fim do casamento. Antes, o divórcio só podia ser solicitado depois de um ano da separação formal (registrada em cartório, por exemplo) ou até dois anos de vivência em residências diferentes. A nova lei deve beneficiar as mais de 153 mil pessoas que se divorciam por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2008.

Os autores da proposta aprovada, os deputados Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), defendem a desburocratização do fim do casamento. "O divórcio já é um tema consolidado em nosso País desde a Lei do Divórcio, de 1977. Não há razão para que a Constituição faça exigências", diz Biscaia. Ele explica que as regras vigentes permitem fraudes, pois qualquer pessoa pode dizer ao juiz que um casal está separado há mais de dois anos, para obter o divórcio.

"A PEC vai acabar com a hipocrisia hoje existente de um casal que se separa hoje a amanhã leva uma testemunha para prestar depoimento falso", acrescenta Biscaia, que nos anos 1980 atuou como promotor em vara de Família.

Segundo Barradas Carneiro, a simplificação do divórcio vai representar também economia para o casal, que terá de pagar honorários advocatícios e custas processuais apenas uma vez, e não mais duas, nos casos de separação judicial. Esse ponto foi destacado também pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, para quem a aprovação da PEC representa um avanço para o País.

"Não há sentido algum que o cidadão tenha que despender custos com a separação judicial e depois gastos adicionais com o divórcio em si. É como se o Estado cartorializasse uma relação que já poderia ter sido encerrada em um primeiro momento", explica Ophir, em nota da OAB.

Na opinião de Sérgio Barradas Carneiro, no entanto, a maior economia é a dos "custos sentimentais". "A nova regra economiza, além de dinheiro, sofrimento, dor e constrangimento. O divórcio hoje é uma discussão sem fim."

Religiosos criticam

Durante a tramitação da PEC do Divórcio na Câmara, a proposta recebeu diversas críticas, principalmente de parlamentares religiosos, que alegavam que a medida incentivaria o divórcio e banalizaria o casamento. Biscaia rebate a ideia, dizendo que a mudança vai facilitar o divórcio apenas quando ele tiver de ocorrer. "O casamento é uma instituição importante, mas tem de ocorrer com base no amor e no respeito", argumenta o deputado.

Para Barradas Carneiro, em vez de incentivar divórcios, a medida vai propiciar novos casamentos de pessoas separadas, que, pelas regras atuais, não podem se casar em segundas núpcias até o divórcio de fato.

"Essa PEC deveria ser conhecida como PEC do Casamento. O divórcio é um remédio para que a pessoa possa se casar novamente", afirma o deputado baiano

 
Nota: Eu não diria que o casamento será mais banalizado. Podemos enxergar pelo lado otimista: haverá menos hipocrisia. Haverá, também, mais casamentos. Muitas pessoas preferem a União Estável, em detrimento do casamento, justamente por isso: excesso de papelada. Com o divórcio direto aprovado muitas pessoas preferirão oficializar o casamento. Os religiosos têm seus argumentos, mas eu, como advogado, tenho me deparado com situações para as quais muitos conglomerados da fé viram as costas.
 
Enéias Teles Borges
-

domingo, 11 de julho de 2010

A estrutura cerebral e a personalidade

Estudo associa personalidade à estrutura cerebral

Algumas pessoas são geralmente alegres. Outras têm maiores probabilidades de ter pensamentos tristes e depressivos. Esses traços ajudam a formar nossas personalidades. Mas essas características poderiam ser ligadas a diferenças mensuráveis na estrutura cerebral?

Em um novo estudo publicado na “Psychological Science”, neurocientistas relatam que os extrovertidos tendem a possuir um córtex orbitofrontal maior que a média. Essa região se situa atrás dos olhos, e fica especialmente ativa quando o cérebro registra recompensas.

“Essas pessoas tendem a ser mais alegres e positivas, além de possuírem uma inclinação a querer recompensas”, disse Colin G. DeYoung, principal autor do estudo e psicólogo na Universidade de Minnesota. “Faz sentido que eles tenham mais do maquinário para acompanhar as vitórias”.

As descobertas não disseram nada sobre como o volume se relaciona ao comportamento, ou qual precede qual.

Os cientistas se basearam em leituras de ressonância magnética em mais de 100 adultos, depois de estabelecer o tipo de personalidade de cada participante usando um modelo conhecido como os “cinco grandes”. Qualquer pessoa, segundo o modelo, pode ser descrita por seu nível em cinco características: extroversão, afabilidade, estado de consciência, tendência à neurose e franqueza/intelecto.

Aqueles que manifestam alto nível de consciência são trabalhadores e autodisciplinados. Eles geralmente possuem um córtex pré-frontal lateral maior que a média, permitindo que planejem com antecedência, analisem pensamentos complexos e tomem decisões, os cientistas descobriram.

Os neuróticos, ou aqueles que frequentemente têm pensamentos negativos e depressivos, tendem a ter um menor córtex pré-frontal medial, uma parte do cérebro conhecida por regular as emoções.

Similarmente, ser agradável corresponde a tamanhos maiores em certas regiões.

As pessoas que manifestaram franqueza, um tipo de personalidade que é criativo e aprecia novas formas de pensar, não exibiram tamanhos diferentes em nenhuma região.

É importante lembrar que todas as ligações entre biologia cerebral e personalidade são altamente sugestivas, e pouco compreendidas. Embora as personalidades sejam geralmente estáveis, elas podem ser afetadas pelas experiências ao longo da vida, afirmou DeYoung.

Em outras palavras, para aqueles com um córtex pré-frontal medial pequeno, há esperança de que ele possa crescer.


Nota: Eis um estudo envolvente. Um estudo mais avançado nos levaria a tantas conclusões interessantes... Eu queria ver a aplicação desse tema ao assunto antigo: ciência x religião.

Enéias Teles Borges
-

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Deus dos nossos sonhos

Sonhamos com um deus criador, poderoso, onipotente e pessoal. Não nos serviria um deus que detivesse todo o poder do universo, mas que deixasse de olhar para o nosso estado de penúria. O deus dos nossos sonhos é aquele que nos perpetuará a vida. Uma vida num mundo maravilhoso, com eterno vigor físico e de eterno aprendizado.

Desbravadores do universo

O deus dos nossos sonhos é aquele que nos transformaria em desbravadores. Poderíamos sair vagueando de estrela em estrela em busca de planetas e seres vivos. Seria maravilhoso conviver com outras criaturas bonitas e de mundos diferentes. Poderíamos desbravar a Via Láctea durante anos e anos e depois disso teríamos bilhões de galáxias para visitar.

Galáxias sem fim

O deus dos nossos sonhos continuaria criando mundos e mais mundos, constelações e mais constelações, galáxias e mais galáxias. Por toda a eternidade teríamos novidades. Poderíamos escolher entre rever o que que já tínhamos visto e explorar novos mundos, novos sistemas planetários e novas galáxias.

Paz e aventuras eternas

O deus dos nossos sonhos nos daria uma paz eterna e sem monotonia. As aventuras seriam constantes e indescritíveis. Nossos amigos jamais ficariam velhos, a amizade seria para todo o sempre...

Foi assim que aprendi

Aprendi que o meu futuro seria assim. Bem parecido com isso e até muito melhor. Tento conviver com a real possibilidade de que não seja exatamente desse maravilhoso jeito! Como eu gostaria que fosse dessa forma. Que saudades dos tempos em que eu cria assim e me preparava para ser um desbravador eterno, num mundo cheio de riqueza e de ausência total de tristeza.

Vontade de chorar?

Dá vontade até de chorar, não é? Toda a vastidão do universo e uma mísera vida para apenas e tão somente desejar que seja, no final, conforme sempre desejei. Uma vida eterna com o deus dos nossos sonhos...

Enéias Teles Borges

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quem é o culpado?

A indicação do culpado, no cotidiano, é procedimento que, muitas vezes, atrapalha mais do que ajuda. Existem situações em que um resultado, necessariamente surgirá, e quem estiver do lado contrário a tal resultado não deve, de forma sistematizada, sair em busca de eventual culpado.

Exemplificando

Acabamos de sair da Copa do Mundo. Já começaram a apontar os culpados pela derrota. Uma das duas seleções haveria de sair, não tem jeito. Cada jogo é um jogo e situações inusitadas acontecem. Não há que se falar em culpado. Se um ganha o outro, necessariamente, perde. Terminasse o jogo por 1 a 0, para o Brasil, seria justo, na Holanda, apontar um culpado? É óbvio que existem situações em que o culpado precisa e deve ser apontado. No caso de delito, sem dúvida. Mas na maioria dos casos o mais importante não é apontar o culpado e sim tentar corrigir, se for possível, o erro.

A questão da culpa

Citei o exemplo acima apenas por citar. Quero chamar a atenção para o fato de que a procura pelo culpado impede, muitas vezes, a correção de eventual erro. Inúmeros casos são piores: em busca de um culpado inexistente, aponta-se um erro que não existe.

A religião cristã e a culpa

Seria justo procurar um culpado pelo pecado, do qual tanto trata o mundo cristão? Adão cometeu algum erro? Como poderia? Existiria erro que pudesse ser cometido por um ser perfeito? Na ânsia de apontar um culpado o cristianismo mostrou um erro humano inexistente: o pecado original.

Calcanhar de Aquiles

A questão da culpa e do culpado é um dos mais bizarros problemas do Cristianismo. Atribuir a um ser limitado, criado por um ser ilimitado, a culpa é, no mínimo, falta se discernimento. Essa discussão é longa e serei taxado de apóstata. Mas devo ser coerente, dentro do meu agnosticismo, não é verdade?

Finalizando

Quanto menos procurarmos os culpados, mais tempo teremos para corrigir erros (se é que eles existem). Não podemos tratar as circunstâncias desagradáveis como se elas sempre fossem decorrentes de erros e que atrás desses erros existem culpados.

É assim, bem simples. Retomo meu pensamento sobre o futebol. Aquilo ali é esporte. Esporte sério, mas não passa de esporte. Não há culpado. Há um vencedor que segue adiante e o necessário perdedor que volta para casa mais cedo. Seguimos adiante sete vezes e vencemos cinco. Esqueçamos os falsos culpados e os falsos erros.

A vida precisa ser vivida conforme ela é. Se possível sem culpa e, logo, sem culpado.

Enéias Teles Borges
-

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Angústia da alma

A vida corre célere e traz consequências. A vida passa rápido e deixa marcas que se acumulam. A vida segue veloz deixando máculas que sobrespostas provocam mal-estar. Muitos chamam esse incômodo de angústia. Outros usam uma expressão para tal sofrimento: angústia da alma.

Imaginem o quanto isso é explorado. No contexto da ciência existem recomendações mil para combater o grande mal que assola a humanidade. É impossível passar pela vida, da forma como ela se apresenta, sem acumular os efeitos do seu jornadear. Não é questão mística, é questão natural. É estado de sofrimento e, desgraçadamente, é inevitável. Tal angústia não adentra na vida da pessoa em razão de sua disposição para crer ou para não crer. Tem íntima ligação com causa e efeito. A vida é a causa e a angústia é uma de suas muitas consequências.

A exploração costumeira é aquela da qual se servem os berços explêndidos das muitas culturas religiosas. Insistem em afirmar que a angústia da alma é decorrente da ausência de deus no coração. Para o que quer conviver essa crendice, o sofrimento, sem dúvida, é minorado. Isso é fato! Aquele que tem angústia na alma pode ser persuadido por um mestre em prática religiosa. O alento vem. Basta apenas querer acreditar. Não é difícil para um líder religioso incutir na mente de alguém, em especial um apedeuta, que lhe falta algo e que esse algo é deus. Para aquele que se dispuser a acreditar, a angústia da alma tende a se esvair. Eis aí um ponto considerável da alienação religiosa. Ainda que se servindo de eventual falácia, lança na mente do sofredor a esperança. A esperança, ainda que escudada em mentiras, é um paliativo. Remédio que, no mínimo, diminui a angústia da alma.

Os centros de difusão de fé cumprem esse papel. De permitir a muitos o uso da anestesia que alivia a angústia da alma. Crer é bom. Incorreto é dizer que crer é o reflexo da posse da verdade...

A verdade, nua a crua, tende a aumentar a angústia da alma. Existem os anestesiados por natureza. São pessoas que possuem couro de crocodilo e que suportam as vicissitudes dessa vida, que rapidamente passa e deixa sequelas. Esses virtuosos seres desconhecem a angústia da alma. Por não conhecerem não têm autoridade para criticar quem sofre. Isso, também, é fato!

O resumo disso tudo é um só: quem tem angústia da alma deve se refugiar na fé ou aceitar a realidade da vida. Existem, porém, os virtuosos que com ou sem fé, não sabem o que é possuir a maldição conhecida e difundida: angústia da alma...

Enéias Teles Borges

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails