quinta-feira, 29 de julho de 2010

SOBRE A PALEONTOLOGIA E AS DATAS

Milhões de anos no passado. Datas que nos chegam graças às informações de paleontólogos, arqueólogos e afins. Estamos, neste caso, falando de 318 milhões de anos no passado. O artigo a seguir trata de fatos ocorridos lá nos tempos antigos e inimagináveis. Os répteis foram os primeiros vertebrados a pisar terra firme. Não é espantoso? Naturalmente que datas e eventos assim são questionados pelos criacionistas. O que dizem, então, dos que detêm o conceito de Terra nova e a teoria do Dilúvio?

Vejam:

'Pegadas' de répteis com 318 milhões de anos são descobertas no Canadá

Descoberta provaria que répteis foram os primeiros a conquistar terra firme,
Paleontólogos encontraram vestígios na Baía de Fundy.
 
A Baía de Fundy, na costa leste do Canadá, registra pegadas de répteis com 318 milhões de anos em falésia na Baía de Fundy,segundo estudo de paleontólogos publicado na noite desta quinta-feira (29) na publicação Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology.

O trabalho foi realizado pelos professores Howard Falcon-Lang, da Universidade de Londres, e Mike Benton, da Universidade de Bristol, com colegas canadenses.

A descoberta provaria a suspeita de que répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o interior seco dos continentes. As rochas nas quais as marcas aparecem mostram que a classe de animais viveram em planícies secas próximas a rios, porém a centenas de milhas da costa.

"As pegadas datam do período carbonífero, quando um único continente conhecido como Pangeia dominava o mundo", diz Benton. "No início, a vida estava restrita a pântanos na costa e florestas tropicais, mas os répteis empurraram as fronteiras, conquistando terra firme."

Ao contrário dos anfíbios, répteis são vertebrados que não precisaram retornar à água para gerar novas crias, segundo explicam os especialistas.

O mesmo time descobriu, em 2007, as pegadas mais antigas conhecidas de répteis, em um sítio na mesma província canadense, New Brunswick. "A Baía de Fundy é um local ótimo para procurar por fósseis", afirma Falcon-Lang. "As falésias estão erodindo rapidamente e cada rocha que cai revela novidades."

 
Nota: O que fazer com tantas datas e informações trazidas pela ciência atual? No que podemos acreditar? Em informações, como essa, ou nas crenças que não são oferecidas como alternativas?
 
Enéias Teles Borges
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails