quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ingênuos, sortudos ou arrogantes?

Já ouviram a frase, proferida por difusores de cultura religiosa, que diz respeito ao lugar no qual se encontra a verdade? Algo mais ou menos assim: "venha para cá, a verdade está aqui." Ou "somos os remanescentes de Deus na terra. Aqui é o seu lugar, com os que possuem a verdade..."

Quando ouço frases assim, que partem de todas as agremiações de fé, eu me pergunto: as pessoas que pensam e divulgam essa maneira de acreditar são ingênuas ou sortudas? São ingênuas ao ponto de se firmarem na "certeza" de que possuem a verdade e que bilhões estão no erro? Ou são sortudas ao ponto de terem nascido na hora certa, no lugar certo, na igreja certa?

Não seria tudo isso uma arrogância velada, de tal forma inserida no ser, que tira da pessoa toda a capacidade crítica e a lança na vala comum dos que acreditam sem qualquer fundamento?

Confesso que não sei se são arrogantes, sortudos ou ingênuos...

Enéias Teles Borges

Um comentário:

MIRANDA disse...

Pelo que conheço são arrogantes mesmo Enéias, eu que o diga.
Às vezes vou na igreja que minha família participa e os caras nunca me deixam em paz em seus comentários de "conhecedores da única verdade que é a deles". Até me casa sofro isso.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails