segunda-feira, 27 de junho de 2011

Primeiro casamento civil gay do Brasil

Após decisão judicial que converteu a união estável de Luiz André Rezende Moresi e José Sérgio Sousa em casamento civil, os dois decidiram realizar nesta terça-feira (28), às 10h30, em Jacareí (SP), a cerimônia na qual irão oficializar o casamento. O recebimento da certidão será feita no cartório de Registro Civil, que fica na Praça dos Três Poderes. Será o primeiro casamento civil gay da história do Brasil.

Segundo Luiz André, ambos irão incorporar o sobrenome do cônjuge em seus nomes. “Como um dos preceitos do casamento é a união de duas famílias para se constituir uma nova, amanhã estaremos oficialmente constituindo a família Sousa Moresi, onde eu irei incorporar o sobrenome do Sérgio, o Sousa, e ele irá incorporar o meu, o Moresi”, disse.

A decisão que converteu a união estável em casamento foi do juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara da Família e das Sucessões, levou em conta o artigo 226 da Constituição Federal e foi apresentada hoje. Luiz André e José Sérgio vivem juntos há oito anos e entraram com o pedido de conversão no dia 6 de junho, após o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a união estável homoafetiva.

Leia mais no Universo Online.

Nota: Precisamos repensar algumas coisas. Entre elas o sentido da palavra casamento, que segundo se sabe é, pelo menos até o momento, o seguinte: “casamento: (casar+mento) (1) União legítima de homem e mulher. (2) União legal entre homem e mulher, para constituir família. (3) Cerimônia ou festa nupcial.” O que mais virá depois de tudo isso?

Enéias Teles Borges

Um comentário:

Aquam Dixit disse...

Certamente, o marco perfeito para uma nova era. Sem comentários...

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails