sábado, 8 de janeiro de 2011

Quando você se tornou ateu?

Neste meu ócio de sexta-feira, passando por um desses sites populares da Internet, mais exatamente num fórum dedicado a Richard Dawkins ("Richard Dawkins Fans"), deparei-me com uma enquete, que tinha como pergunta: "Quando voce se tornou ateu ou agnóstico?"

As respostas estavam distribuídas em quatro alternativas, norteadas por diferentes idades, a saber:

1. Até os 15 anos;
2. Dos 15 aos 18 anos;
3. Dos 19 aos 21 anos;
4. Mais de 22 anos.

Das 743 pessoas que participaram, 310 delas (equivalentes a 41%) afirmaram que se tornaram atéias até os 15 anos de idade, e 279 (ou seja, 37%) ficaram no patamar dos 15 aos 18 anos. Resumindo, 78% do que votaram na pesquisa declararam que a opção pelo ateísmo deu-se na idade que vai até os 18 anos.

É claro que não se deve creditar muita importância a este tipo de inquirição, que é feita no anonimato e sem lá muito critério. Todavia, ao que tudo indica, ela realmente parece refletir ao menos um pouco dessa realidade. O período que vai até os 18 anos, é aquele em que jovem sente profunda necessidade por se "rebelar contra o sistema". Com "sistema" entenda-se políticos, professores, líderes religiosos, os próprios pais e a divindade (ou deuses) que estes adoram.

É isso!


Nota: É claro que as pessoas, em geral na velhice, reconsideram tanto o ateísmo quanto o teísmo (conforme escolha na juventude). Acredito que valeria também uma pergunta que nos conduziria a resultados parecidos: "quando você se tornou criacionista?"

Enéias Teles Borges

2 comentários:

Altamirando Macedo disse...

Enéas, assim como foi proibido, pelos protestantes, o batismo de crianças por não haver conhecimento de causa quanto a importância do ato, deveria, também, proibir a religião como matéria escolar e a entrada de menores de idade nas igrejas para que estas criânças não sofressem lavagem cerebral durante a infância. Se isto ocorresse, ninguém seria agnóstico, nem ateu quando aprendesse a discernir o certo do errado. A mesma sociedade que proíbe a entrada de menores em bares, cabarés e cassinos, deveria, também, proibir sua entrada em igrejas.
Eu me tornei ateu durante a juventude, quando aprendi a diferenciar uma mentira.
Abraços.

Altamirando Macedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails