sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobre o sábado e o paganismo...

Muitos dizem que o domingo, analisado sob a ótica religiosa, é um dia de adoração que se originou no paganismo. E o sábado? É o dia de descanso e adoração apenas como a tradição judaica trouxe até nossos dias? Ou existe algo mais, a respeito do sábado, que muitos teólogos tendenciosos jogam para debaixo do tapete?

Origem judaica e pagã

"O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o último dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas (tais como os Adventistas do Sétimo Dia)."

"Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO, o sábado é considerado o sexto dia da semana com o sábado e o domingo como fim de semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo."

"A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Sabá hebraico    (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de oração e de descanso entre os judeus."

"Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando este dia ao astro Saturno, o que originou outras denominações, em inglês diz-se Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno".

"Entre os romanos, por exemplo, este dia dedicado a Saturno, deus da agricultura, representava um dia de descanso pela boa colheita."

Paganismo

"O Império Romano considerava o sábado um dia consagrado à Saturno, ao qual atribuem a origem de Roma, construindo-lhe um templo e um altar na entrada do Fórum, no Capitólio. Atribui-se ainda a Saturno a criação de divindades como Juno ou Hércules e de herois como Rômulo."

Para obter o texto completo: [wikipedia]

Nota 1: Qual o meu objetivo nesta postagem? Polemizar? Não, claro que não. Apenas quero chamar a atenção dos menos avisados que têm por hábito sair por aí dizendo que o domingo é o dia dedicado à adoração pagã, deus sol e afins. Bom Saber que o paganismo pode ser encontrado em qualquer lugar que se queira procurar, inclusive no sabatismo. Antes de condenar quem guarda o domingo, a sexta-feira e outros dias, é importante olhar para a história do sábado, que tem duas fontes a serem consideradas: a fonte judaica e a fonte pagã. Vamos raciocinar um pouco: (1) Não seria leviano sair por aí condenando os sabatistas, por adorarem no sábado? (2) Não seria igualmente leviano, sair por aí condenando os que adoram no domingo? Quem adora no sábado certamente não está adorando saturno, assim, é justo afirmar, que quem adora no domingo não está prestando reverência ao deus sol. Qualquer direcionamento contra quem se serve do domingo poderá ser usado, na mesma medida, contra quem se serve do sábado.

Nota 2: Muito foi falado e ainda se fala de Lei Dominical que iria colocar os sabatistas em rota de colisão contra a Ordem Legal. Importante salientar que uma Lei Dominical afetaria, e muito, os muçulmanos que não se prendem ao domingo, nem ao sábado. Existe outro dia da semana, importante para milhões: a sexta-feira. O radicalismo tem vindo de pessoas que se julgam o umbigo do mundo.

Nota 3: para saber o que quero dizer com umbigo do mundo, basta teclar em Adventismo Histórico.

Enéias Teles Borges
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails