sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FANÁTICOS ASTRÔNOMOS AMADORES

Sou fã de astronomia. E até tenho um pouco de inveja dos "amadores" que possuem pequenos telescópios, conforme reportagem que segue abaixo.

Astrônomos amadores conseguem observação inédita com telescópios caseiros

Astrônomos amadores conseguiram uma grande façanha com seus pequenos telescópios, segundo a Nasa, que confirmou nesta quinta-feira que, pela primeira vez, telescópios terrestres capturaram o impacto de um objeto relativamente pequeno com um planeta gigante.

Os fanáticos por astronomia foram os primeiros a detectar dois objetos "relativamente pequenos", segundo a Nasa, que se desintegraram ao entrar na atmosfera de Júpiter formando uma bola de fogo, usando telescópios caseiros que instalaram em suas próprias residências.

Os impactos aconteceram nos dias 3 de junho e 20 de agosto, segundo os cientistas da Nasa, que acompanharam as observações e confirmaram que foram corretas.

Os especialistas calcularam que o objeto observado em 3 de junho tinha entre 8 e 13 metros de diâmetro, comparável ao asteroide RF12, que passou perto da Terra na última quarta-feira.

Anthony Wesley, da Austrália, foi quem o avistou primeiro. O astrônomo amador já descobriu em julho de 2009 uma mancha escura em Júpiter que os cientistas não tinham detectado até então.

O segundo objeto, detectado em agosto, foi descoberto primeiro pelo japonês Masayuki Tachikawa, e pouco mais tarde confirmado por Aoki Kazuo e Masayuki Ishimaru.

Eles tinham seus telescópios apontando para o planeta gigante naquele dia pois sabiam que estavam em meio à "temporada de Júpiter", quando o planeta está mais alto no céu e é maior, visto da Terra.

 
Nota: Fico admirado quando olho para o céu e enxergo o passado. Sim, pois o que vemos é luz que partiu da sua origem há muito tempo. Olhar para o ceu e pensar é sonho de criança que me faz bem. Quando estou em Ubatuba (SP), com céu limpo, vejo muitas estrelas. O que não consigo em São Paulo, em razão da luminosidade desta gigantesca metrópole...
 
Enéias Teles Borges
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails