sábado, 5 de fevereiro de 2011

Assimilando o inevitável

Assimilar o inevitável é virtude. Aceitar o que não se pode mudar é importante. Há situações na vida que são inevitáveis. Por mais que sejam buscadas soluções, tudo será em vão. Não há como mudar o inevitável. O segredo, em circunstâncias assim, é assimilar.

Remediado está

Frase corriqueira é: "se não há remédio, remediado está". É fato. Se não há como solucionar, solucionado está. Ponto final! A grande virtude que emerge é saber aceitar o insolucionável, o inevitável. Assimilar é preciso.

Quando a medicina desengana o paciente e se torna concreto que não há solução para que se mantenha a vida, o que é que se pode fazer? Revoltar-se? Choramingar? Desesperar? Nada disso mudará o curso. O melhor que se pode fazer, para quem consegue, é assimilar. Assimilando o inevitável a dor se torna menos intensa. Assimilar é preciso.

Teísmo, ateísmo e a assimilação

Aquele que acredita em vida depois dessa vida, não se preocupa com o fim eterno e inevitável. Pouco importa, ao que de fora vê, se tal crença ou crendice é reflexo da verdade. O esperançoso não trabalha com a hipótese de fim eterno. Acalenta o sonho de vida eterna. Não precisa assimilar. Verdade ou mentira o que crê vive uma esperança. Não há como tirá-lo desse rumo. Nesse caso assimilar não é preciso.

O ateu, por descrer na existência de deus, é um assimilador virtuoso. Tem plena consciência que depois dessa vida não há outra. Assimilou e vive cada dia como se não houvesse o amanhã. É claro que existem os que sentem tristeza ante a finitude da vida. Fazer o quê? Aceitar a realidade é virtude desenvolvida desde sempre. É necessário, de forma consciente e civilizada, viver cada dia em sua plenitude...

Assimilar o inevitável é missão (inglória?) do ateu. Sabe que sua vida teve começo, terá meio e fim. Depois disso acabou e o fim é eterno. Assimilar, portanto, é preciso.

Os que deixam de ser teístas

Esses têm uma imensa luta pela frente. De repente encontram-se despidos da esperança. Vida eterna, motivo de consolo e alegria? Tal vida não existe mais. O processo de assimilação é complexo e necessário. A valorização da vida cresce, pois tornou-se finita ao extremo.

A virtude da assimilação, neste caso, é suprema. Da esperança para a desesperança, do eterno para o finito. Aqueles que conseguem assimilar são pessoas de estirpe nobre. Merecem parabéns contínuos. Perderam a esperança da eternidade, mas adquiriram a capacidade de assimilar o inevitável.

Portanto, parabéns!

Enéias Teles Borges
Postagem original: 27/07/2010

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails