sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Colisão de planetas

Boliche planetário

A Terra pode colidir com Vênus. Ou Marte. Ou Mercúrio. Mas, antes que o leitor se desespere, convém esclarecer: se esses desastres ocorrerem, seria só daqui a bilhões de anos. Esse cenário catastrófico é parte de um estudo francês, que fez simulações da evolução das trajetórias desses planetas do Sistema Solar e calculou uma pequena probabilidade de elas se cruzarem no futuro.

Desenvolvido pelos astrônomos Jacques Laskar e Mickael Gastineau, do Observatório de Paris, o estudo se baseia em 2.501 simulações em computador do Sistema Solar para os próximos cinco bilhões de anos, a partir de condições iniciais bastante parecidas com as atuais.

Em apenas 1% das simulações feitas pelos astrônomos, o Sistema Solar se desestabilizaria e geraria situações de possíveis colisões entre os planetas. Em todas elas, o principal responsável por essa desestabilização é Mercúrio. Embora pequeno, o planeta representa o maior “perigo” à ordem do sistema, devido ao aumento de sua excentricidade – ou seja, o quanto sua órbita se afasta do formato circular e se torna elíptica.

Leia mais em MEDCULTURA.

Nota: Parece assustador e impossível ao mesmo tempo? Depende do ponto de vista. Para os que acreditam na teoria bíblica da criação isso tudo é bobagem. A terra será renovada e tudo voltará à perfeição que existia antes do adentramento do pecado no universo. Para os cientistas é diferente. E no meu caso? Sigo lendo, vendo, observando e ouvindo. Meu negócio é a verdade. Qualquer que seja o seu perfil...

Enéias Teles Borges

Um comentário:

Eduardo Montanari disse...

Tá aí um jeito muito, mas muito legal mesmo de se morrer. Afinal, com uma colisão desse tamanho seríamos obliterados. Medo pra que?

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails