segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A FORÇA BRUTA DA NATUREZA


A força bruta da natureza
Enéias Teles Borges


Até nem sei se a expressão que encabeça este texto é correta. Fato é que a natureza requisitou de volta alguns espaços invadidos pelo homem no Litoral Norte de São Paulo e no Litoral Sul do Rio de Janeiro. De certa forma nós estamos perto do "olho do furacão". Aqui em Ubatuba a situação ficou muito complicada. A chuva que desceu na virada do ano (2009 para 2010) causou transtornos ainda não superados. Estamos quase ilhados. Voltar para São Paulo (Capital) virou uma via dolorosa. Não há como subir pela Rodovia Oswaldo Cruz, que liga Ubatuba a Taubaté, passando por São Luiz do Paraitinga. Seguir de volta somente pela Rio-Santos e quando chegar a Caraguatatuba fazer difícil escolha: continuar pela Rio-Santos, subir até o fim pela Tamoios ou tentar um corte por dentro, passando por Salesópolis e seguir rumo a Mogi das Cruzes? Escolha brava!

Minha família seguirá por aqui e quando resolver subir a serra alguma solução estará na mesa. No meu caso não dá! Preciso seguir rumo a São Paulo. No último domingo o trajeto de 50 quilômetros entre Ubatuba e Caraguatatuba estava propiciando um "passeio" de 10 horas!

Mas sabem mesmo o que causou tristeza? O que aconteceu na simpática São Luiz do Paraitinga, terra do grande sanitarista Oswaldo Cruz. A cidade está arrasada! A foto que escolhi para a postagem é para marcar a mente, enchendo-a de nostalgia. Como sabem a frente da igreja matriz ruiu e essa foto acima é para o álbum da saudade. A situação por lá está terrível, como é possível imaginar. Claro que os fatos ocorridos em Angra dos Reis transformam o sofrimento por aqui, e também em São Luiz do Paraitinga, uma simples ferida...

Por essa e outras é que sempre há motivo para buscar o otimismo, ainda que o espelhamento seja o escolher entre o pior e o menos pior. O ideal de escolher entre o bom e o melhor é exatamente isso: "o ideal", nada mais que isso...

Desejo a você, ainda que depois da data, um Feliz Ano Novo!
-

Um comentário:

Ricardo disse...

Enéias,

Estavamos com reserva feita num hotel ai em Ubatuba. iriamos amanhã, dia 5, mas cancelei. O negocio agora é o Guaruja, mais perto e mais seguro.

Abraços

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails