quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O fim da vida na terra

Você sabia que existe uma estrela (não é o sol) que está "perto" da terra e que ela, ao explodir, destruirá a camada de ozônio do nosso planeta, tornando-o inabitável? Sabia que de nada servirão os esforços humanos que tentam evitar o aquecimento global? Para saber mais leia o texto abaixo e ao final pondere: você estará vivo quando a catástrofe ocorrer?

Fonte do texto: [G1 - Ciência e Saúde]

O FIM DA VIDA NA TERRA

Cientistas identificaram uma estrela a 3.260 anos-luz da Terra que pode se transformar em uma supernova e, nesse caso, ameaçar a camada de ozônio do planeta, tornando-o inabitável.

Os astrônomos americanos que identificaram a "bomba-relógio" a partir de imagens do telescópio Hubble anunciaram a descoberta na reunião da Sociedade Americana Astronômica (AAS, na sigla em inglês), nesta semana, em Washington DC.

De acordo com o astrônomo Edward Sion, da Villanova University, na Filadélfia, a estrela T Pyxidis parece destinada a explodir com força para se transformar em uma supernova - corpos celestes que surgem depois de explosões de estrelas com mais de 10 massas solares.

A essa distância, dizem os astrônomos, a explosão poderia destruir a camada de ozônio da Terra, deixando o planeta vulnerável a radiações.

A estrela já apresentou explosões menores no passado, em intervalos constantes de aproximadamente 20 anos, em 1890, 1902, 1920, 1944 e 1967. Mas a estrela não apresenta explosões há 44 anos, e os astrônomos não sabem a explicação.

Um novo estudo usando informações do satélite International Ultraviolet Explorer mostrou que a T Pyxidis está muito mais próxima da Terra do que se imaginava e que se trata, na verdade, de um sistema com duas estrelas em que uma delas atua como sol, e a outra, menor e mais densa, como anã branca.

A anã branca está ganhando massa com o gás vindo da estrela vizinha. Se sua massa ultrapassar 1,4 vez a massa do sol - o chamado Limite de Chandresekhar - ela está destinada a sofrer uma poderosa explosão termonuclear que a destruiria e que poderia afetar também a Terra.

O evento, chamado supernova Tipo Ia, liberaria 10 milhões de vezes mais energia do que a explosão de uma nova (quando estrelas comuns chegam ao fim de sua vida útil), que dá origem às anãs brancas.

As explosões que originam novas são muito mais comuns no universo do que as que originam as supernovas.

Segundo os astrônomos responsáveis pelo estudo, as imagens do Hubble mostram que a T Pyxidis parece destinada a virar uma supernova.

Apesar do risco, porém, os astrônomos afirmam que não há motivo para pânico, já que a estrela só deve chegar ao limite de Chandresekhar - provocando a massiva explosão - em 10 milhões de anos.

Vejam a imagem da estrela:

Nota: É claro que os dados científicos tratados nesse texto não são válidos para os que acreditam numa terra renovada e que assim se manterá pela eternidade. Servem para os ateus e/ou aqueles que acreditam na existência de um criador - que não seja um ser pessoal.

Enéias Teles Borges

3 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Quando aqui da terra constatamos que esta estrela sofreu uma pequena explosão, como por exemplo em 1967, é porque na realidade a explosão ocorreu de fato (lá na estrela) no ano 1294 a.C. (a luz desta estrela demora 3.260 anos para chegar aqui na terra).

Portanto, se ela já tivesse explodido há 3.000 anos atrás, só saberíamos disto por volta do ano 2270.

Porém, pode também haver a possibilidade desta estrela ter se transformado em uma supernova há 3258 anos atrás (ano 1249 a.C.), ou seja, 45 anos depois da sua última explosão. Isto quer dizer que sentiremos o impacto aqui na terra exatamente no ano 2012 - Ano em que a Profecia Maia aponta para mudanças drásticas no planeta.

Não é que as coisas estão encaixando direitinho? (rs)

Deixando as profecias de lado, nós não fazemos noção de como a vida neste planeta pode estar por um fio. Ontem assisti a um documentário sobre os vulcões que mostrou que temos uma bomba relógio bem debaixo de nossos pés. Basta um super vulcão explodir e a vida neste planeta tal como a conhecemos já era!

Alexandre - Condor disse...

Tô começando a achar que 2012 vai feder! Não sei o que irá ocorrer, mas que vai feder, vai! Rs

Digi Alchemist disse...

Legal, interessante. Gosto desses tipos de assuntos. Sei também que tudo é possível, apenas questão de tempo (e de sorte). É mais ou menos como ganhar na Mega Sena (inclusive o lado ruim da história, vide a viúva negra do René Sena).

"Tou de olho no sinhô", oops... em seu bloooooooog. Tem um blog que recomendo também, é de Álefe, uma mineira bem "arretada" que mora em BH. www.aventuradeaprender.webs.com. Vale a pena ficar de O.O também.

Um abraço!

P.S.: Você tem Twitter? (o meu é DigiAlchemy)

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails