terça-feira, 21 de julho de 2009

Crítica ao Design Inteligente - hiena malhada

A sociedade da hiena malhada é matriarcal, ou seja, a alcatéia é liderada por uma fêmea alfa, coisa incomum entre mamíferos. E nessa espécie, obviamente, as fêmeas são maiores e mais agressivas do que os machos.


A agressividade natural das hienas e a masculinização das fêmeas se deve ao alto nível de androgênios (hormônios responsáveis pelas características masculinas). Acontece que o alto nível desses hormônios faz com que o clitóris nas fêmeas seja tão grande quanto o pênis dos machos, e é por aí, pela via clitoridiana, que nascem as crias. Mas essa anatomia clitoridiana dificulta grandemente o nascimento dos filhotes, aumentando consideravelmente a dor e a mortandade de mães e filhos durante o parto.


Que tipo de Projetista Inteligente idealizaria isso? Um sádico?


Assim, a anatomia do órgão reprodutor da fêmea da hiena malhada é mais uma evidência a favor da teoria evolucionista, que remete ao acaso e a seleção natural as características que mais contribuem para a sobrevivência de uma espécie.


O leitor pode estar pensando que essa afirmação é uma contradição, já que a reprodução desse animal é prejudicada pelas características anatômicas da fêmea, contudo, na natureza existem compensações – a força bruta e a organização social são algumas delas no caso da hiena malhada – que de alguma forma propiciam sua sobrevivência no ambiente da savana africana.

Fonte: [a arte de ter razão].

Nota: Recomendo a leitura do texto, no blogue indicado. Recomendo, ainda, a leitura constante dos textos publicados no blogue, por seu editor, Ricardo Cluk.

Enéias Teles Borges
-

Um comentário:

Maycon Marques disse...

Acho que o blog, citado como fonte, não existe mais. Ou está temporariamente indisponível.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails