quarta-feira, 22 de julho de 2009

A GRIPE SUÍNA

A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endêmicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1 H3N2 e H2N3 (wikipédia).

Não quero me ater à questão técnica, mas à preocupação que invade o Brasil diante das muitas notícias dando conta de que pessoas estão infectadas, pessoas estão morrendo e que a população está ficando cada dia mais preocupada. Vacina? Promessa para o inverno de 2010.

Ninguém deve, neste momento, postar-se como profeta apocalíptico, mas é importante prestar atenção ao que acontece em volta. Será possível manter um controle sobre este vírus? Prendê-lo sem permitir que aumente o seu percentual de ofensividade?

Sabemos que o Brasil é referência neste tipo de controle de doenças. Podem dizer o que quiserem, mas neste campo o Brasil é referência. Mesmo assim: estamos preparados? Venho colocando postagens no Twitter, atualizando as mortes... Cada instante venho notando o aumento e a proximidade do dela, a famigerada gripe suína...

Faz pouco tempo conversei com uma médica e ela me disse que sua irmã, que também é médica, trabalha diretamente com pessoas suspeitas de estarem com a doença. Está sendo muito difícil atender a todas. Não importa se é ou não um alarme falso. É necessário verificar e não está sendo fácil obter os resultados dos exames em tempo hábil.

Até que ponto irá esta situação? Aguardemos...
-

Um comentário:

Cleiton Heredia disse...

A meu ver o grande problema com este novo vírus é falta de informação correta de um lado e o excesso de informação sensacionalista de outro lado.

A mídia fica continuamente atualizando a mórbida contagem de mortos, e o efeito psicológico disto não parece estar ajudando muito. Eles não explicam que a grande parte das pessoas que morreram já tinha um quadro clínico debilitado e que a gripe A apenas desencadeou uma série de problemas que poderiam ser igualmente causados por uma gripe comum mal cuidada.

Os infectologistas que pesquisam este novo vírus já declararam que ele não é o vírus matador que se pensava (achavam que ele seria algo parecido com a gripe espanhola), e pelo que tudo indica seu índice de mortalidade não é muito diferente da gripe comum.

O fato é que como é um vírus novo, nosso corpo terá que aprender a se defender dele. Neste processo quanto melhor estivermos de saúde, menor serão os sintomas desencadeados enquanto nosso corpo luta contra estes novos invasores.

É por isto que eu digo: a vitamina C não irá impedir que você seja contaminado por qualquer tipo de vírus, mas com certeza irá lhe ajudar a minimizar os sintomas.

Dica: Ouvi recentemente de um médico que para cada 1 grama de vitamina C deve-se ingerir 400 mg de vitamina E.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails