domingo, 31 de agosto de 2008

Aniversário da rainha

Aniversário da Rainha
Enéias Teles Borges


Seguindo pelos caminhos da quebra de rotina, neste domingo resolvemos ir à feira do Bixiga, que fica na Praça Dom Orione, Bela Vista, bairro tipicamente italiano da capital paulista. O dia primeiro de setembro é o da data de aniversário de minha esposa.

Lá na feirinha ficamos vendo o movimento, comprando algumas coisinhas, negociando antiguidades e almoçando numa das muitas cantinas italianas dali.

Para quem não conhece, vale a dica: a feira do Bixiga funciona das 10 às 18 horas dos domingos, mas os aficionados chegam lá por volta das cinco da matina, para comprar as novidades trazidas pelos muitos vendedores fixos e eventuais. Trata-se de um mercado de pulgas. Pessoas aparecem para comprar e outras para vender quinquilharias. Sempre há algo bom para se adquirir, como roupas novas e semi-novas, bolsas em geral, perfumes e principalmente antiguidades.

Fato é que este foi o terceiro final de semana consecutivo que quebramos a rotina de final de semana. Às vezes é preciso estar de fora para poder ver melhor lá dentro. Saindo da rotina incessante é possível enxergá-la de forma mais ampla e tecer planos para amenizá-la. Quem só fica dentro acaba se bitolando, sabe-se muito bem...

Curiosamente tenho recebido alguns comentários interessantes sobre isso. Pessoas que querem dar uma quebrada na rotina, mas sentem-se sozinhas para fazê-lo. Outras dizem que querem, mas pasmem: sentem medo! Isso mesmo, medo de sair da rotina que funciona como se fosse uma obrigação que se repete sistematicamente...

Não tenho o fito de sugerir nada a ninguém. Mesmo porque aquilo que funciona para a minha família não (talvez) funcionaria para outra. Assim como algo que funciona para determinada família poderia não funcionar para a minha.

A realidade prática é que devemos buscar fazer o que é bom, dentro das nossas características. Respeito pela maneira de proceder dos outros é algo que dever ser considerado.

O que nós concluímos é bem simples: procurar, nesta imensa metrópole, fazer algo que seja bom e útil. Ter consciência que nem sempre aquilo que é feito sistematicamente é bom e útil. Saber que agir com razão é tão importante quanto dar vazão a certos sentimentos.

Acima de tudo poder exercer um grande dom: o do livre arbítrio, incluído nele o escape das amarras apertadas da tradição sem sentido...

Feliz aniversário minha rainha!

Boa semana Brasil!
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails