terça-feira, 3 de junho de 2008

Boas novas: Filosofia e Sociologia

Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio

O presidente da República, em exercício, José Alencar, sancionou nesta segunda-feira (02/06/2008) no Palácio do Planalto, a lei que torna obrigatório o ensino das disciplinas de sociologia e filosofia nas escolas de ensino médio, públicas e privadas. A lei foi aprovada primeiro na Câmara, onde o projeto começou a tramitar em 2003, e no dia 8 de maio deste ano, no Senado.

Para tornar obrigatório o ensino de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio, o Congresso Nacional alterou o artigo 36 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A obrigatoriedade, segundo a lei, entra em vigor a partir da sua publicação no "Diário Oficial" da União.

A inclusão de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio não é novidade para os sistemas estaduais. Em 21 de agosto de 2006, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou uma resolução orientando as redes estaduais de educação, que são responsáveis pelo ensino médio, sobre a oferta das duas disciplinas.

A Resolução nº 4 de 2006, da CNE, ofereceu aos sistemas duas alternativas de inclusão: nas escolas que adotam organização curricular flexível, não estruturada por disciplinas, os conteúdos devem ser tratados de forma interdisciplinar e contextualizada; já para as escolas que adotam currículo estruturado por disciplina, devem ser incluídas sociologia e filosofia. A resolução deu aos sistemas de ensino um ano de prazo para as providências necessárias.

Fonte: (folha)

Nota do Editor: é com satisfação que observo a aprovação dessa Lei. Acalento a esperança de que profissionais das respectivas áreas sejam contratados para ensinar devidamente as disciplinas. Nada de professor tapa buraco, especialmente nas escolas confessionais. Filosofia e Sociologia precisam ser encaradas como disciplinas que conduzem ao pensamento crítico, tão necessário no Brasil e importante para a atual geração de alunos do segundo grau.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Enéias.

Quando ouvi esta notícia na televisão, lembrei-me que você já havia comentado algo a respeito, com esperança. Creio que o ensino de Filosofia e Sociologia, especialmente em escolas públicas, vem num momento mais que necessário - caso as aulas sejam ministradas de uma forma diferenciada dentro do Sistema.

Há pouco tempo comecei a trabalhar na Prefeitura, em escola de periferia. Teoricamente eu já sabia que seria "pedreira"... Mas o que tem me assustado mesmo é a imposição do Sistema: tudo contribui para a impunidade (se é que posso chamar assim), para o descaso do aluno para com a escola, professores e, o pior, para com o conhecimento. Em classes mais problemáticas, alunos do 8° ano quase não sabem ler e escrever, mas sabem muito bem que a escola não exerce mais um papel respeitável na sociedade e este faz o que bem entende em sala de aula. Não há o mínimo respeito para com o outro ser humano, é um absurdo! A violência (em todos os sentidos) impera.
O que mais assusta: a imensa maioria dessas criaturas não tem dificuldade real em aprender, é falta de limites e de princípios básicos de educação, mesmo, aqueles que se aprendem (ou se aprendiam?) em casa. Isso é assustador e socialmente ameaçador, pois os nossos filhos (não os tenho, falo pelos meus amigos e familiares) serão as vítimas desses adolescentes que hoje pensam que podem tudo, pela FORÇA BRUTA, e não sabem nada...

Tomara que filósofos e sociólogos façam a diferença ao lidar com essa massa, e recuperem, ainda que muito gradativamente, a faculdade que diferencia o ser humano dos BICHOS: o agir pela razão, pela sensibilidade, e não pela força.

Cleiton Heredia disse...

Infelizmente o que irá acontecer é que existirão apenas pouquíssimos professores devidamente habilitados a transmitir os conceitos básicos destas disciplinas adaptados à realidade do brasileiro, sendo que uma esmagadora maioria será composta de profissionais "meia-boca" (tapa-buraco) que transmitirão uma teoria enfadonha e nada prática, fazendo que os alunos odeiem estas matérias.

Anônimo disse...

Boas Novas? Por enquanto é só torcida...

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails