quarta-feira, 17 de junho de 2009

O dinheiro e o divertimento

Um conhecido meu tem uma explicação para o sucesso dos portugueses que no Brasil dedicam-se à padaria: “os portugueses padeiros são ricos porque trabalham demais e não têm tempo para gastar o dinheiro”.

Essa combinação de acumular e não gastar lembra um pouco o gibi “Tio Patinhas”, mas isso é expressão da verdade?

Uma vez fui assistir a um jogo de futebol no Morumbi, em 1998, quando o Botafogo venceu o São Paulo por 3X2 em partida válida pelo Torneio Rio - São Paulo. A torcida carioca era pequena e gostava de provocar. Cantava: “paulista tem dinheiro (trabalha muito) e carioca tem mulher (praia...)”. Verdade?

Poderíamos dizer que o motivo principal da acumulação de riqueza é o trabalho conjugado com a ausência de divertimento?

Eis aí algo a ser considerado. Existem pessoas que são ricas ou ficam ricas trabalhando pouco. Por que são geniais? Tiveram a sorte grande?

A experiência, no entanto, tem demonstrado que a chance de sobreviver aumenta, na proporção em que se trabalha cada vez mais. Refiro-me à rotina da maioria do povo. Não me refiro à acumulação de recursos e sim e tão somente à sobrevivência.

Hoje mesmo eu assisti a uma reportagem que tratava da luta diária de pessoas na capital paulista e em especial o sofrimento no trânsito - dentro de ônibus e do metrô.

Uma entrevistada levou duas horas e meia para chegar ao trabalho. Tudo isso depois de tomar uma lotação, metrô, outro ônibus e andar um bom trecho. No final ela diz: “temos que cumprir essa rotina sempre, para defender o pão de cada dia”.

Enquanto alguns acumulam dinheiro porque não têm tempo para gastar outros acumulam trabalho e cansaço e não têm dinheiro para gastar.

Uns poucos felizardos acumulam dinheiro e “curtem” a vida.

Injustiça da vida? Quem disse que a vida é justa?

Enéias Teles Borges
Publicação original: 15/05/2008

2 comentários:

CH disse...

Diante de situações complicadas no trabalho, costumamos brincar dizendo que "não é fácil ganhar cem mil por mês", como se realmente tivéssemos aquela recompensa toda. À isso, responde-se: "Ganhar cem mil é até fácil, difícil aí é gastar".

JulianoCG disse...

como sou de governador valadares, tenho vários parentes lá.
quando se pergunta eles pq não ficaram ricos, pois ganham em dolar, eles respondem: "é que a gente gasta em dolar!"
eu particularmente não sou rico (financeiramente) talvez pq eu gaste o q ganho em livros, e paradoxalmente me enriqueço me empobrecendo!!!

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails