domingo, 28 de novembro de 2010

O que Jesus disse? O que Jesus não disse?

QUEM MUDOU A BÍBLIA E POR QUÊ? (É minha dica de leitura para os amigos. Sabemos que uma maneira correta de avaliação do conteúdo de uma obra é via leitura (estudo) sem paixão. É propósito deste blog o permanente convite à reflexão e sendo assim devo indicar a leitura deste trabalho de BART D. EHRMAN, tido como a maior autoridade em Bíblia no mundo. É claro que muitas pessoas não concordam com esta assertiva nem com seu produto final. Pergunto: quem mais, além de você mesmo, poderá fazer uma análise justa? Tal análise só será possível com um estudo diligente e sem preconceito. Considero a obra uma leitura imperdível).

Pontos importantes em destaque: (1) o que foi mudado ao longo do tempo na Bíblia, (2) os erros das adaptações e traduções e (3) os interesses da Igreja nas diversas épocas.

A sinopse: ao ler o Novo Testamento, as pessoas pensam estar lendo uma cópia exata das palavras de Jesus ou dos escritos de seus apóstolos. Contudo, por quase mil e quinhentos anos, esses manuscritos foram reproduzidos por copistas profundamente influenciados pelas controvérsias políticas, teológicas e culturais de seu tempo. Tanto os erros quanto as mudanças intencionais são muitos nos manuscritos subsistentes, dificultando a reconstituição das palavras originais. Este livro mostra a história que está por trás das alterações que eclesiásticos, políticos e copistas ignaros fizeram no Novo Testamento, causando um impacto enorme na compreensão e interpretação da Bíblia que temos hoje.

Um livro para leigos, teólogos, historiadores...

Fonte: (Causa Sonora)

Enéias Teles Borges

Publicado anteriormente: 17/03/2008
-

3 comentários:

Anônimo disse...

Taí um livro que eu pretendo ler em breve.

Anônimo disse...

Enéias,

Alguma outra indicação? Este eu já li (rs). Só não gostei muito do título.

É um livro direcionado ao público leigo, isto é, não especializado em crítica textual, e que se interessa em conhecer melhor a história do texto bíblico.

Mauro Luiz de Souza disse...

Excelente livro. Aconselho a todos a degusta-lo, pois ele traz muitas informações importante. Serve para as pessoas entenderem um pouco do que é a Bíblia e a mesma precisa ser sempre contextualizada, pois nela(não deixer de crer) há a palavra de Deus, mas ela não está literal, ela está na vivência daqueles povos que serviram como base para a sua criação, e também, ela está nos dias de hoje, em nossa vivência.
Aconselho a ler o outro livro do mesmo autor, "O Problema com Deus!. Este é excelente também

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails