domingo, 23 de setembro de 2012

Fugindo do agnosticismo

Agnosticismo é a visão de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhecido ou incognoscível. (definição genérica)

Curiosamente algumas pessoas, no mundo cristão, têm imensa dificuldade em assumir que são agnósticas. Quando a elas perguntamos se é possível provar ou negar a existência de Deus, respondem dizendo que não. Ainda assim dizem não ser agnósticas e ainda combatem o agnosticismo, insinuando que é característica de quem fica em cima do muro (ignorância proposital?).

Podem acreditar: existe o agnosticismo-teísta-cristão. As pessoas que optaram ser cristãs, simplesmente pela fé e que admitem ser impossível provar a existência de Deus a partir do conhecimento e dispositivos humanos existentes.

Pessoas assim são agnósticas, queiram ou não...

Enéias Teles Borges

Um comentário:

Altamirando Macedo disse...

Enéias,

Ao agnóstico, ateu ou descrente não cabe o ônus de provar a inexistência daquilo que ele não acredita. Se eu não acredito no Mapinguarí, eu não tenho de provar que o Mapinguarí não existe. Aquele que está na dúvida e tem medo de Deus, saiu da gaiola mas deixou a porta aberta. Não é ateu. Ser ateu não é querer, é poder>

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails