sexta-feira, 21 de setembro de 2012

50 anos de idade...



Os otimistas dizem que chegar a meio século de vida é chegar à metade da vida. Como se fosse possível à maioria humana chegar aos 100 anos! Quem chega aos 50 anos está avançado na segunda metade da vida. Isso não é ser pessimista. Isso é ser realista. Sou realista. Preciso ser realista. Pergunto-me: tenho vivido bem? O que seria melhor: viver muito ou viver bem? O ideal seria os dois, mas sabemos que isso é impossível. A resposta fica por conta de cada um...

Chegar aos 50 anos de idade motiva-me às reflexões e conclusões, que considero boas. Casado que sou, desde 1986, tenho uma esposa com 45 anos, uma filha com 22 e outra com 19. Digamos que as “crianças” estão quase encaminhadas. Olhando por esse lado eu diria: tenho “apenas” 50 anos e minhas filhas já estão quase em condições de tocar a vida. Olhando para a finitude humana eu diria: estou velho, tenho 50 anos!

Se eu fosse uma pessoa negativista eu diria: queria ter vivido esses 50 anos de uma maneira melhor. Como não sou, pergunto-me, mais uma vez: será que não vivi até agora melhor do que merecia?

Fato é que hoje cheguei aos 50 anos de idade! E já me dou por satisfeito quanto a isso! Desejo apenas poder, mais adiante, pisar no freio e vivenciar um cotidiano mais sossegado, viajar com mais frequência, conhecer o Brasil e quem sabe lugares interessantes no mundo. Seria querer muito? Creio que não.

Enquanto a hora de acalmar não chega sigo em frente, em busca de novos horizontes. Faz parte da nossa vida terrestre.

Que a vida seja vigorosa, depois dos 50 anos!

Enéias Teles Borges

Um comentário:

Altamirando Macedo disse...

ingygbo12Enéias,

Meio século é um bom tempo. Se valeu a pena, a análise é individual. Também passei dos 50, já estou com 63 e fazendo planos para os 80. Algumas infantilidades eu evoluiria, algumas imbecilidades eu anularia, alguns impulsos eu refrearia, algumas lerdezas eu agilizaria, no mais eu faria tudo parecer igual.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails