quarta-feira, 18 de abril de 2012

Entendendo a ilusão religiosa

Não há evidência científica indicando que Deus exista. Nós todos sabemos disso.  

Por exemplo: 

• Deus nunca deixou qualquer evidência de sua existência na terra.

• Nenhum dos “milagres” de Jesus deixou qualquer evidência física também.

• Deus nunca falou com o homem moderno, por exemplo aparecendo em cadeia nacional de televisão e passando uma mensagem racional para todo mundo.

• O Jesus ressucitado nunca apareceu para ninguém.

• A Bíblia é constatadamente contraditória e obviamente um trabalho feito por homens primitivos ao invés de Deus.

• Quando analisamos as preces estatisticamente, não encontramos nenhuma evidência de Deus atendendo-a.

• Atrocidades gritantes como o Holocausto e a AIDS ocorreram sem nenhuma resposta de Deus.

E assim prossegue… 

Devemos concordar que não há nenhuma evidência empírica de que Deus exista.

Se pensar sobre isso como uma pessoa racional, esta falta de evidências é surpreendente. Não há nenhum pouquinho de evidência empírica indicando que o “Deus” de hoje, não mais do que qualquer outro deus contemporâneo, não mais do que qualquer deus do passado, exista.  

Além disso, sabemos que: 

1. Se tivéssemos provas científicas da existência de Deus, falaríamos sobre a “ciência de Deus” ao invés da “fé em Deus”.

2. Se tivéssemos provas científicas da existência de Deus, o estudo de Deus seria um empenho científico, e não um teológico.

3. Se tivéssemos provas científicas da existência de Deus, todas as pessoas religiosas estariam acreditando no Deus que foi provado cientificamente que existe ao invés de haver milhares de deuses e religiões.

O motivo dessa falta de evidências é fácil para qualquer pessoa imparcial observar. A razão pela qual não há evidências empíricas sobre Deus é porque ele não existe.

Fonte: Gospel Brasil. 

Nota: Não é tão simples assim. Não é porque algo não possa ser visto ou provado que inexiste. Simples demais, eu diria que simplório. Razão pela qual o agnóstico não radicaliza desse jeito. Nem tanto terra, nem tanto ao mar... 

Enéias Teles Borges

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Concordo com você, Enéias. Não é porque não conseguimos provar que algo existe, que este algo inexiste. Porém, por outro lado, devemos reconhecer que se existe o Deus bíblico (um ser onipotente e pessoal), porque motivos ele não nos deixou uma prova cabal de sua existência? Se em tempos remotos este Deus abriu o Mar Vermelho e fez o Monte Sinai fumegar diante de milhares de testemunhas, porque hoje não me mostra uma simples evidência inquestionável que o sobrenatural existe? Eu continuo à procura de evidências.

Anônimo disse...

2017/01- boa!!!

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails