terça-feira, 27 de março de 2012

O idoso e a solidão...

Não faz muito tempo eu fiquei reparando num senhor idoso, depois de uma atividade religiosa, numa igreja muito conceituada em São Paulo. Lembro-me dele de longa data. Quando cheguei a São Paulo, em 1979, já o observava. Ele, naturalmente, tinha 32 anos a menos. Creio que tinha, na época, a idade que hoje eu tenho. Vivia cercado por membros da família. Esposa, filhos, parentes e amigos faziam parte do seu cotidiano. Pois é: quando o vi, recentemente, ele estava sozinho. Lembro-me da cena, no final do ano passado. Sentado sozinho na praça. Aproximei-me. Ele não me reconheceu. Ficou ali, sem ninguém para conversar com ele.

Isso afetou meu dia...

Todos nós haveremos de envelhecer. Só existe um meio de evitar a velhice: morrendo antes dela chegar.

O Mundo tem dessas coisas. Como a velhice faz do ser humano um solitário! Não apenas fisicamente. Sozinho o idoso pensa e sofre. Essa conversa de "melhor idade" existe para meia dúzia. A maioria não vive nesse tipo de mundo...
O idoso tem como companheiros a solidão, a dor e o enfado. Os amigos já se foram ou estão encostados em algum canto deste mundão. Os filhos e netos seguem pela vida, até que a velhice os alcance...
Momento de refletir. Quem já está idoso não tem muito como modificar a rotina. Quem está a caminho da velhice deve pensar como viverá, quando o final da vida estiver chegando. Os novos devem entender que envelhecer é apenas questão de tempo...

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails