domingo, 25 de dezembro de 2011

Adeus 2011, que venha 2012

O ano de 2011 está chegando ao fim. Como descrever a passagem deste ano na minha vida? Posso dizer, aos 49 anos de idade, que foi um ano de superação. Precisei abrir mão de valores importantes, para priorizar outros que foram e são essenciais.

A luta no início do dia

Durante o período letivo eu me levantei, de segunda à sexta, às cinco da manhã. Deixava uma filha no Mackenzie (Jornalismo) e a outra na PUC (História). O trânsito caótico e assustador de São Paulo ainda não permite que a filha mais velha circule por suas avenidas. Está habilitada e possui veículo próprio, mas carece de experiência para vencer os malucos motoqueiros do trânsito paulistanos e muito mais. É certo que a mais nova iniciará preparativos para se habilitar e começar, também, a enfrentar a luta no trânsito desta metrópole. Até que se sintam seguras eu seguirei madrugando e deixando-as nas respectivas faculdades. Vale dizer, portanto, que 2012 reserva mais desafios.

A família segue muito unida e aliada

Não fosse pelo retorno diário ao lar, à comunhão com esposa e filhas, eu teria sucumbido em 2011. Cansaço absurdo! O corpo já não ajuda tanto. Desde 1990 eu enfrento o trânsito de São Paulo diariamente. São 21 anos de cansaço e enfado. Nunca me envolvi em acidentes, mas já fui assaltado num engarrafamento. O que realmente tem importado é que dia após dia eu retornei para casa consado, mas com senso de missão cumprida.

O trabalho é outra batalha

Sou advogado tributarista. Presto serviço para empresas. Os anos de 2009 e 2010 foram bons. Acumulei gordura que começou a ser gasta em 2011. Estive prestes a invadir a reserva de emergência, quando o mês de dezembro resolveu nos sorrir. Conseguimos em um mês o que foi impossível em onze. Papai Noel? Fato é que esta foi a grande vitória de 2011. A vitória que propicia a possibilidade de seguir em frente no ano de 2012. Sem maiores problemas de ordem financeira. Mas 2012 precisará, como ocorreu em 2011, pagar seus custos. Que venha, portanto, 2012!

Fora a parte financeira devo admitir que o operacional foi fogo puro! Enfrentar a rotina do Poder Judiciário, na defesa dos interesses da clientela requer perseverança e muita paciência. Enfrentar os balcões dos fóruns em São Paulo e no interior... Que refeição indigesta! O que posso dizer? Que a dificuldade valorizou a superação...

Distância dos amigos

Com tudo isso faltou tempo para o prazer com amigos. Nada de encontros nos finais de semana. Pouco de ida aos eventos eclesiásticos, nada de participar da música no Coro Masculino. Nada de quase tudo! Isso fez falta. Ocorre que nos finais de semana o meu sonho de consumo era um só: poder ficar em casa, dormir e não olhar para qualquer carro. O trânsito de São Paulo é meu inimigo...

Alívios em 2011: um Cruzeiro no Carnaval, um descanso em Caldas Novas, Comemoração dos 25 anos de casamento em Monte Verde, algumas idas a Ubatuba e passeio a Campos do Jordão. Visita a parentes em Sorocaba...

Que venha 2012

Não sei exatamente como será, mas estou de peito aberto e pronto para o enfrentamento. Que seja menos rigoroso que 2011. Em 2012 completarei 50 anos e é hora de diminuir o ritmo. Não quero muito. Basta-me manter o que foi conquistado até aqui. Desejo saúde para minha família, desejo manter a energia suficiente para seguir lutando.

Muita paz para os amigos

Quero agradecer a todos. Aos amigos do Facebook e do Twitter. Pelos leitores fieis dos meus sete blogues. Pelos constantes elogios e votos de confiança. Não temo expor meu ponto de vista e espero que ele ajude a quem se interessar. Lendo meus textos haverão de enxergar minhas virtudes e defeitos e incorporar o que é útil. Agradeço a todos que me brindaram com textos e mensagens. A internet tem suas virtudes e entre elas a vasta biblioteca virtual e os muitos blogues e páginas elucidativas.

Espero que todos tenham tido um 2011 vitorioso e estejam prontos para encarar e percorrer o ano de 2012.

Sucessos!


Enéias Teles Borges

Um comentário:

Francisco A. de Azevedo disse...

Enéias,

Saudações Cristãs!

Li este post e desejo sucesso, saúde, paz, amor, felicidade, bençãos de Deus, ou seja, de tudo mais que precisares.

Feliz ano novo!

Alberto

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails