segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A soma de todos os medos - II

A condição dos homens seria lastimável se tivessem de ser domados pelo medo do castigo ou pela esperança de uma recompensa depois da morte. (Albert Einstein) 

A frase do ilustre cientista aparece numa espécie de condicional. Analisando os fatos concretos que se apresentam no comportamento da maioria dos homens de fé, não há espaço para se relativizar. A maioria dos religiosos vive em situação lastimável, pois teme o castigo eterno e almeja a recompensa, que ela crê, será eterna. 

O horror do inferno é um dos medos elaborados e faz parte daquela famosa adição: "a soma de todos os medos". A ideia de inferno foi muito bem trabalhada na idade média, naquele período nebuloso das maldades em nome de Deus. Momento tenebroso da vida humana, que ainda estende seus tentáculos até o século XXI. A religião se faz, primeiramente, com o medo. Logo em seguida ela libera a esperança. Cria o inferno e vende o céu.

O medo de ir para um lugar de dor eterna é, sem qualquer dúvida, um dos sustentáculos da fé. Ele tem papel preponderante na somatória de todos os medos... 

Continua...

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails