sábado, 29 de outubro de 2011

Por falar em hipocrisia...

Qual o dia em que o ser humano costuma ser mais hipócrita? Depende da religião. Para os que vão à igreja no domingo, este é o "dia-rei" da hipocrisia. Para os sabatistas, sem dúvida é o sábado. Parece inconcebível, mas somente longe da igreja as pessoas mostram o que de fato são...
Quando uma pessoa diz que vai orar pela outra, sugerindo que a outra tem ódio ou algo assim, é muito feio. Isso é julgar as pessoas. Quando digo que estou preocupado com a vida espiritual de alguém eu estou, implicitamente, dizendo que a minha vida espiritual é melhor que a dela. Isso é muito feio, não se pode fazer. Se vai orar por mim, por essa motivação, peço-lhe que não ore por mim. Caso ainda assim queira orar em meu favor, ore primeiro por você mesmo. Quem sabe além dos olhos abertos você verá que todos nós (eu e você) somos frágeis, carentes e não temos condições de ser modelos, guias espirituais, gurus de quem quer que seja...
Muitos se irritam quando afirmamos que há hipocrisia em larga escala nos centros de difusão de fé. Há que se ponderar e entender que sendo desagradável de ler e de ouvir, a verdade é irrefutável. Para muitas pessoas sinceras e honestas a igreja é justamente isso: igreja. para muitos, muitos mesmo, a igreja não passa de um confortável esconderijo. Durante a semana, deita-se e se rola, nos finais de semana as vestes: banho, boa roupa, bom perfume e, para completar, a hipocrisia...
Nota: Textos que postei em meu mural no Facebook, no dia 29/10/2011, em reflexão sincera e que não agradaram a alguns que veem nas manifestações de terceiros algo dirigido a si ou ao seu contexto, numa clara demonstração de egocentrismo...
Enéias Teles Borges

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails