quarta-feira, 4 de maio de 2011

Agnosticismo Teísta e o Deus Pessoal

Algumas pessoas se surpreendem quando afirmo que, em termos práticos, o agnosticismo teísta, ao qual me alinhei, oferece a mesma recompensa ao homem que é outorgada pelo ateísmo - a saber: nada!

A razão é bem simples e não será necessário qualquer tipo de malabarismo para se explicar e para se entender. O agnóstico teísta entende que mesmo não podendo provar, admite a possibilidade da existência de um ser (entidade, qualquer coisa que o valha) originador. Não entra no mérito se tal criador é também um sustentador do que existe. Acredita por "n" razões pessoais, que lhe parece mais razoável ser um agnóstico teísta do que ser um agnóstico ateísta. Simples assim mesmo. Sem contar outro detalhe: o agnóstico não é ortodoxo, como são muitos teístas e ateístas. Diante de prova contundente o agnóstico (meu caso) abraça a verdade - tal qual náufrago se agarra a qualquer material que lhe permita se manter na superfície. Não importa se tal verdade é oriunda do Criacionismo ou do Ateísmo.

Acontece que a surpresa de muitos é a seguinte: o fato de ter inclinação para o teísmo, via agnosticismo teísta, não se leva à crença de que tal ser é um deus pessoal. Aquele ser que não apenas sabe quantos fios de cabelo existem na cabeça de quem não é careca, mas também cuida do vivente, como uma mãe afetuosa cuida de sua prole...

Ser um agnóstico teísta não significa, necessariamente, acreditar na existência de um Deus redentor (um Deus Pessoal). Sou agnóstico teísta e admito que me afastei dos conceitos antes firmemente arraigados em meu pensar, no que tange à maneira pessoal de relacionamento de um ser superior e originador.

Muitos não conseguem entender as vertentes possíveis no contexto do agnosticismo e por essa razão dizem, num equívoco medonho, que o agnóstico fica em cima do muro, como se o agnosticismo fosse um meio-termo entre o teísmo e o ateísmo.


Há que se lamentar...

Enéias Teles Borges

3 comentários:

Ramon Elber disse...

Boa noite Enéias, gostei muito do seu artigo pois temos pensamentos em comum. Também sou Agnóstico teísta, e descobrir isso recentemente, pois simplesmente parei de crer nas religiões e de acreditar que ser criador do universo seria como as descrições que as religiões apresentam. A partir do momento que comecei a pensar assim, automaticamente fiquei sem crença, no popular, sem rótulo religioso (rs) e por outro lado não tinha me tornado um ateu. Até que um belo dia eu estava em um site de ateus, onde tinha um artigo bem resumido sobre agnósticos. Obviamente não trazia a concepção plena do agnosticismo, então tive que buscar outras fontes de conhecimento sobre o assunto, foi ai que descobrir que o agnosticismo teísta define que este ser CRIADOR, se existir, não pode ser entendido, mais que ele pode existir sim, não da forma em que as religiõs o descrevem, logo, nesta tese, nenhuma das religiões são capazes de entender ou descrever a divindade, embora cada uma delas afirma ter a revelação ou ciência de seu deus. E é exatamente a forma com o qual me identifiquei.

Enéias Teles Borges disse...

Caro Ramon,

Eu também tive que percorrer árduo caminho para chegar até aqui. E olha que fiz bacharelado em Teologia. Foi complicado romper com a tradição e hoje me sinto em paz. Andei vendo o seu blogue. Seria bom você colocar o ícone de seguidores. Eu quero segui-lo.

Grato pela visita.

Ramon Elber disse...

Enéias,
Obrigado pela visita também, no meu bloque tem o ícone para seguidores sim, no lado esquerdo abaixo do link "CURIOSIDADES /O que faz um avião voar?". Ele esta meio desatualizado mais vou editando aos poucos. Segue lá, já estou seguindo o seu.
Um abraço.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails