quinta-feira, 5 de maio de 2011

Gravando no mármore

“Grava as injúrias no pó e os benefícios no mármore” (Benjamim Franklin)

A grosso modo nós poderíamos dizer que a injúria tem, entre vários sentidos, o de ser um ilícito penal praticado por quem ofende a honra e dignidade de outrem. Estamos nos referindo a um sentimento subjetivo, pois essa ofensa é sentida de forma diferente entre pessoas, ainda que do mesmo contexto social.

Vale dizer que algo trivial promovido por alguém poderá trazer constrangimentos a outro indivíduo, gerando sentimento desagradável. Cito como exemplo as pessoas obesas que sofrem brincadeiras praticadas por terceiros no dia-a-dia e que fingem ignorar a mágoa.

Muitos se sentem injuriados diariamente e de diferentes modos. Às vezes o ofensor sequer percebe que está tomando atitude deletéria a seu semelhante.

Às pessoas que se sentem ofendidas eu recomendo esse pensamento do Benjamim Franklin. A despeito do desconforto é de vital importância destacar na própria vida os benefícios auferidos em detrimento das mazelas.

No mundo atual precisamos, permanentemente, adicionar à vida o que há de bom. No mesmo rigor lutar contra as vicissitudes, ainda que as minimizando, o que equivale a “gravar no pó”.

Consolidar no mármore o que existe de bom não é um simplório exercício de otimismo. É, com certeza, a aplicação à realidade, do pouco que existe de bom neste nosso mundo. Isso nos capacita, sempre, para a labuta constante pelo sobreviver. Tentando vislumbrar, entre as dores, um horizonte azul...

Enéias Teles Borges
Postagem original: 30/05/2008.

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails