Tragédias como as que ocorreram no Japão, Chile e outros países, levam-nos a buscar respostas. Qual a razão de tudo isso? A grande realidade é a seguinte: todos os seres vivos, na Terra, sofrem. A maioria sofre, mas não raciociona. Para os irracionais o sofrimento é "encarado" como algo natural (se é que o irracional "encara".). O planeta tem suas características. Entre elas os terremotos e seus efeitos. Quem estiver vivo na região haverá de sofrer.
A questão é que os racionais (humanos) não aceitam ver tudo isso como característica natural do planeta. Ainda mais quando vidas são ceifadas. Em razão disso tudo, passam a questionar: qual o motivo? Alguns, mesmo sendo racionais, enxergam tais eventos como naturais, a despeito de suas consequências. A maioria, em geral por razões de crença religiosa, perguntam e respondem conforme convicções escudadas na fé ou algo que a isso se assemelhe.
Tirando a racionalidade do homem, como ele enxergaria tudo isso?
Enéias Teles Borges
Um comentário:
Enéias,
Diante de situações como essas, por mais que as consequências nos sejam doloridas, nada podemos fazer além de olhar para nosso planeta e dizer "saúde".
Creio que, sem a razão, poderia até haver dor, mas não haveria sofrimento, pois seríamos incapazes de sequer sonhar sobre o que seria um "propósito" ou mesmo imaginar que as coisas poderiam ser minimamente diferentes.
Postar um comentário