terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Momento de glória de um professor

Na noite de segunda-feira, 13/12/2010, minha filha mais nova participou das atividades festivas de conclusão do ensino médio. Como sempre acontece nessa época do ano, as escolas envolvem-se em formaturas mil. A de ontem foi muito boa. A despeito da correria e do atraso para o início (chuva torrencial em São Paulo) tivemos uma programação que se estendeu até às 23 horas, fora a saída para o jantar. Retornamos para casa depois das duas da madrugada de hoje.

Durante o evento eu repensei um assunto e cheguei à mesma conclusão de sempre: um evento de colação de grau, de formatura, é momento de glória de um professor. Naquele momento mágico e final podemos perceber que os professores deixarma marca indelével nos alunos que ali estão comemorando o final de mais uma etapa da vida. Os próprios alunos reconhecem isso tudo. Choram, agradecem e enxergam a importância vital dos professores.

Eu considero tal profissão uma virtude. Quem sabe uma das mais importantes ou a mais importante de todas. Os grandes profissionais de qualquer ramo de atividade tiveram professores. Os mestres do ensino sobrepujam todos os demais profissionais do mundo.

Lamentavelmente a recíproca do País não denota tal valorização. Em face de sua importância acadêmica, existe algum profissional pior remunerado? Acredito que não. Mesmo aqueles raros professores que por algum motivo auferem bons salários, não recebem o "quantum" na medida de suas importâncias nos processos acadêmicos das instituições nas quais militam...

A profissão é nobre, mas é injustiçada ano após ano. Até quando?

Enéias Teles Borges

Um comentário:

Eduardo Montanari disse...

Eu até concordo que os professores dêem valor a isso, mas não acho que todos os alunos valorizam o ensino que tiveram. Muitos choram e se emocionam apenas pelo clima, pelo calor do momento, pois levam a escola apenas como uma obrigação e na formatura se vêem livres desse fardo. Já estive em várias formaturas e vi alunos fazerem discursos lindos na frente de uma platéia de pais e professores e logo depois, entre os amigos, agradecer por ter saído desse "inferno", como muitos descrevem.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails