segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Descobertas científicas de 2010

Cada ano que passa a ciência nos traz novidades que mudam paradigmas, modificam conceitos anteriores da própria ciência, derruba mitos religiosos e afins. O ano de 2010 foi pródigo. Entre as descobertas, dez se destacaram: 1. genoma humano é decodificado. 2. Sonda encontra água em Marte. 3. Fóssil que pode ser o ancestral mais antigo do homem. 4. Células-tronco podem ser obtidas sem embrião. 5. Plutão perdeu a condição de planeta. 6. Foi descoberto exoplaneta semelhante à Terra. 7. Células da medúla óssea podem provocar metástases. 8. Foi criado um braço mecânico controlado por mente de um macaco. 9. Cientistas descobre o grafeno. 10. Criada bactéria controlada por genoma sintético.

Nota: Eu fico me perguntando: até que ponto a humanidade evoluirá e o quanto poderei ver nesta minha curtíssima vida. O homem tem superado muita coisa, mas precisa descobrir um jeito de preservar a própria vida neste ou em outro planeta. Por mais que inove, precisa sobreviver às catástrofes naturais ou aquelas provocadas por ele mesmo.

Fonte completa: Universo Online.

Enéias Teles Borges

3 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Pois é. Parece que quanto mais o tempo passa os avanços vão aparecendo mais rapidamente. Também queria viver bastante para ver até onde vamos chegar. Mas como eu acredito que nossa consciência continua a existir mesmo depois da morte, creio que poderei assistir tudo de camarote em algúm lugar.

Altamirando Macedo disse...

Enéas, impossível não haver pessoas que estejam com um pé no futuro longe desta terra e com esta vida preservada. Aqui ficarão os excluídos esperando a vinda do seu messias. A ciência já evoluiu neste sentido com evidências; CERN, Projeto AARP, Montauk, começando pela operação Rainbow em 1943 com três dos maiores cientistas mundiais: Einstein, Von Newman e Tesla. O LHC é conseqüencia disto e já fala em auniverso Paralelo, Boson de Higs e RPZ (Referência de Ponto Zero).
Cabe a nós corrermos atrás, se der tempo.
Abraços mil.

Altamirando Macedo disse...

Enéas,O nome certo do projeto é HAARP (Programa de investigação ativa auroral de alta freqëncia). Desculpe por haver engolido o H, foi a fome de "hontem".
Abraços mil.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails