domingo, 10 de outubro de 2010

Gravidez indesejada

A polêmica no momento, em face do segundo turno das eleições presidenciais, é o aborto. Mas quando se trata de gravidez indesejada, qual tem sido a postura de alguns operadores da Justiça?

Juizes optam por aborto diante de gravidez indesejada, aponta estudo

Ao se confrontar com uma gravidez indesejada, a maioria dos juízes opta pelo aborto, revela uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). A reportagem está disponível para assinantes da Folha e do UOL.

As informações constam de um levantamento maior, que investigou o que pensam os magistrados e promotores sobre a legislação brasileira e as circunstâncias em que o aborto provocado deveria ser permitido no país.

Entre os 1.148 juízes que responderam a questionários enviados pelos Correios, 207 (19,8%) relataram que já tiveram parceiras que engravidaram "sem querer". Nessa situação, 79,2% abortaram.

Das 345 juízas que participaram do estudo, 15% disseram que já tiveram gravidezes indesejadas. Dessas, 74% optaram pelo aborto.

Apesar de não representar a opinião da maioria dos magistrados (só 14% deles participaram da pesquisa), o trabalho é o primeiro a retratar a opinião pessoal daqueles que operam as leis sobre o aborto, tema que ganhou força no debate eleitoral.

 
Nota: O que podemos inferir da expressão "gravidez indesejada"? Notem que não é gravidez em razão de estupro ou risco de vida para a genitora...
 
Enéias Teles Borges - Editor
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails