sábado, 2 de outubro de 2010

HORA DO VOTO, MOMENTO DE IGUALDADE

Um momento de igualdade

Não importa se você é rico ou pobre, preto ou branco, homem ou mulher, não importa a sua orientação sexual, não importa o seu credo. Você, possuindo idade para ser eleitor, é incrivelmente igual. É um raro momento em que o peso de alguma coisa que você possui, tem o mesmo peso de algo que outro ser humano detém.

Seu voto, portanto, é igualmente importante e deve ser computado com louvor. O mais interessante é que você dê o devido valor ao exercício da democracia (mesmo que seja um exercício obrigatório, igualmente para todos).

Um momento de responsabilidade

Não devemos votar com o coração. Precisamos usar nossa capacidade de raciocinar. Nada de ser influenciado por qualquer tipo de radical. Não importa se seja de direita ou de esquerda. Nada de se apequenar diante das vociferações dos que se dizem esclarecidos, dos que se dizem religiosos, dos que se dizem profetas, dos que se dizem contra a esquerda ou contra a direita. É hora de agir com soberania individual. Nós decidimos nosso voto.

Um momento sem alienação

Há que se buscar a convicção. Há que se votar consciente. Há que se votar por conta própria. Há que se votar sabendo do peso e valor do voto. Ninguém é melhor que ninguém na hora de votar. O voto do homem mais rico do Brasil tem o mesmo peso do voto do mais pobre.

Não nos deixemos levar pelos que fazem campanha política consciente e inconsciente. Fujamos dos que se dizem entendidos, que se julgam paradigmas.

Corramos na direção da verdadeira democracia, aquela do voto igual para todos.

Enéias Teles Borges - Autor
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails