quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Efeitos do estresse no homem e na mulher

Os efeitos do estresse no homem e na mulher são diferentes, pelo menos no aspectos que trata o assunto abaixo. É, de fato, bem interessante.

Estresse reduz capacidade dos homens de interpretar emoções, diz estudo

Numa diferença bem marcada entre os sexos, mulheres estressadas mostraram o efeito oposto

Estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia revela que homens estressados têm uma redução de atividade na área do cérebro responsável por compreender os sentimentos dos outros. Nas mulheres, o efeito do estresse é oposto. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores apresentaram a voluntários estressados fotografias de rostos com expressão irritada e monitoraram a atividade cerebral.
 
"Esta é a primeira descoberta a indicar que diferenças sexuais nos efeitos do estresse estendem-se a uma das relações sociais mais básicas, o processamento da expressão facial dos outros", disse, em nota, Mara Mather, diretora do Laboratório de Emoção e Cognição da universidade.

No artigo, a equipe da pesquisadora apresentam uma série de testes indicando que homens estressados reduzem a atividade cerebral de resposta a expressões faciais, em particular medo e raiva.

Tanto em homens quanto em mulheres, a observação de fotografias de rostos causa atividade na parte do cérebro usada para o processamento visual e em partes do cérebro usadas na interpretação e compreensão de expressões faciais.

No entanto, homens submetidos a estresse agudo mostraram decréscimo de atividade não só na área visual mas também perda de coordenação entre partes do cérebro que ajudam a interpretar as emoções transmitidas pelo rosto visualizado.

Numa diferença bem marcada entre os sexos, mulheres estressadas mostraram o oposto - aumento de atividade na área visual e aumento na coordenação entre regiões do cérebro usadas para interpretar emoções.

Os níveis de cortisol, um indicador de estresse, foi manipulado nos voluntários.

"Sob estresse, homens tendem a se recolher socialmente, enquanto que as mulheres buscam apoio emocional", disse a pesquisadora.

 
Nota: Um estudo como esse ajuda muito. Ensina-nos a compreender melhor o sexo oposto. Muito do que se sabia vem sendo modificado gradativamente em razão do avanço da ciência. Acredito, até, que alguns conceitos, eminentemente teóricos, precisam ser revistos.
 
Enéias Teles Borges

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails