quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Devoradores ou limitadores de mentes?

O processo alienatório devora a mente ou "apenas" a limita? Pergunto isso porque fica difícil saber se o alienado está agindo sob influência direta do alienador (devorador) ou se a alienação centrou-se em limitar a capacidade da mente, impedindo-a de vislumbrar o mundo que existe e está fora dos muros estabelecidos pelo processo alienatório.

A cultura religiosa, à imagem e semelhança dos plantonistas da fé cega e da faca amolada, é, sem sombra de dúvidas, um processo alienatório que atingiu refinamento exuberante. Resta analisar seu objetivo principal: devorar ou limitar? O devorador de mentes, em tese, alimenta-se da mente dos alienados tornando-os na medida exata do seu interesse. O limitador, que no primeiro momento parece menos letal, cerca a mente do alienado ao ponto de impedir que este enxergue além dos muros imaginários estabelecidos pela ortodoxia.

Fato é que devorando ou limitando mentes a cultura religiosa (qualquer uma delas) tem produzido diversos tipos de alienados, entre eles os homicidas e os tapados da fé. O homicida age em nome do seu deus da maneira que se faça necessária, incluindo aí o terrorismo. O tapado pertence à maioria de sempre: tem a mente engessada, enorme dificuldade para pensar e opta (podemos dizer assim?) pelo óbvio e mais fácil: o acreditar sem questionar.

Homicidas e tapados, vítimas dos devoradores ou limitadores de mente são criaturas moldadas à semelhança ou interesse dos seus criadores - os homens que pensam e que regem os homens que acreditam...

Enéias Teles Borges - Autor

Postagem original: 24/11/2009
-

3 comentários:

Altamirando Macedo disse...

Gostei e concordo plenamente.O inculto é a maior vítima da alienação.

DoUgLaS BaRrAqUi disse...

Ola meu caro amigo Enéias,

Fico feliz em saber que existem nesse mundo mais pessoas como você fazendo história de verdade. Seu blog é fantástico, sou um leitor compulsivo e inveterado, e vez ou outra estarei por aqui.

um grande abraço!

muitas alegrias em decorrência do sucesso para todos nós!

Douglas Barraqui

Sabrina Noureddine disse...

Excelente postagem!!!
A humanidade já cometeu grandes atrocidades em nome da fé, o pior é que ainda não aprendeu...
Abs.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails