sexta-feira, 18 de setembro de 2009

NÚMERO ÚNICO: SINAL DOS TEMPOS?

CPF, identidade, passaporte e outros documentos passarão a ter número único

Da Agência Brasile Agência Senado

Os documentos de identificação do brasileiro, entre eles a carteira de identidade, o passaporte e o CPF passarão a ter um único número. O projeto de lei que determina a mudança foi aprovado ontem (16) pelo Senado e segue para sanção presidencial.

Pelo projeto, os documentos terão o mesmo número do Registro da Identidade Civil (RG), à medida que forem sendo expedidos. Isso inclui o passaporte e, ainda, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o senador Almeida Lima (PMD-SE), relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o uso do mesmo número da identidade em todos os documentos dificultará a ocorrência de fraudes e pode aperfeiçoar o sistema de identificação civil.

O projeto também determina que o tipo e o fator sanguíneo do cidadão seja informado no documento de identidade. Se o titular for portador de alguma deficiência física também pode pedir para que a informação seja incluída na carteira.

Almeida Lima argumenta que a informação sobre o tipo e o fator sanguíneo na carteira de identidade pode facilitar o atendimento médico emergencial. Já a declaração de deficiência física, segundo o senador, poderá criar facilidades ao titular do documento e evitar transtornos, especialmente na utilização do transporte público, "pois determinadas deficiências, como a auditiva ou a visual, podem não ser constatadas de maneira tão clara como outras mais evidentes".
-
Fonte: [Universo Online]
-
Nota: cresci num contexto no qual notícias como esta sempre foram encaradas como sinal do fim, número único, marca da besta e afins. Modernidade e praticidade? Jamais! Para os profetas de plantão tudo é um sinal do fim dos tempo. A concentração de informações num único documento sempre foi encarada como uma forma de contralar e perseguir o "remanescente..." [ETB]

3 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Um controle cada vez mais personalíssimo é uma necessidade inevitável em um mundo como o nosso.

Em um futuro não tão distante este documento único será substituído por cartão único com um chip contendo toda as informações do indivíduo integrada há uma grande rede de bancos de dados.

O passo seguinte, será implantar este chip em alguma parte do corpo do cidadão (provavelmente na mão). O chip já existe, porém ainda é utilizado de forma restrita.

Como defendia Hobbes, precisamos abrir mão de parte de nossa liberdade para continuarmos vivendo com relativa paz e segurança neste mundo.

Agora, se em algum momento vincularem esta forma de controle com algum tipo de imposição de caráter religioso, O BICHO VAI PEGÁ!!! (rs)

Sabrina Noureddine disse...

Sempre existirá um pretexto para o fanatismo religioso!

Além da fraude, evitará a repetição do número de RG entre os estados.

Conheci um rapaz que tinha um homônimo em outro estado do Brasil e, por incrível que pareça, tinham o mesmo número de RG, mudando apenas o estado que tinham sido expedidos...
Abs.

Altamirando Macedo disse...

Por ser chipado tem suas vantagens,
veja ocaso dos bovinos rastreados. Não se perdem e valem mais. O chip pode ser colocado na orelha, no estômago ou no umbigo. Onde voce prefere?
Para o rastreio necessita-se de uma certificadora. Aí entra o governo de novo. Vc paga para nascer, paga para viver, paga para morrer e agora pagará para existir.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails