sábado, 15 de agosto de 2009

UM BODE DENTRO DE CASA

Um bode dentro de casa
Enéias Teles Borges


O apartamento era pequeno e toda a família vociferava. O chefe da família levou um bode para dentro de casa e todos começaram a reclamar da sua presença e do seu cheiro ruim. Depois de dias de sofrimento o bode foi levado embora. O apartamento, antes considerado pequeno, ficou grande a agradável. Já tinha lido ou ouvido algo parecido? Creio que sim. Quem não ouviu tal historieta?

Tivemos uma experiência parecida nas três últimas semanas. Resolvemos dar uma geral na casa. Pintura total, reparos nos pontos necessários e a reforma do estofado do sofá. Foram três semanas sentindo cheiro de tinta e de verniz. O começo do trabalho foi dentro de casa. Cada dia um lugar diferente e a loucura para remover coisas daqui e coisas de lá. Quando se iniciou a parte externa e especialmente no quintal, outro probleminha: nosso cãozinho de estimação, uma espécie de miniatura estridente, latiu e perturbou dia após dia...

Finalmente terminou. Casa renovada, sem bagunça, sem barulho. É como se o bode que esteve em casa tivesse ido embora.

Sei bem que não é esta a maneira de melhorar as coisas. Esta história de piorar tudo para que as pessoas digam que eram felizes e não sabiam é bobagem. Não adianta trazer um bode para dentro de casa, para que o estado péssimo que existia antes pareça melhor - em face do estado mais que horroroso provocado. Não é assim! Nada de produzir dificuldades para depois vender facilidades.

O que aconteceu aqui em casa é algo normal e necessário. Um pouco de sofrimento aqui em prol de uma realização ali. Quanto a isso não há controvérsias. O que não se pode é piorar o estado natural das coisas, de propósito, para depois, tentar mostrar que antes era bom e não se dava valor.

Pintar o mundo, de forma que ele se pareça com o inferno de Danti e depois prometer um céu azul é procedimento de picareta! Picareta que cria o inferno para depois vender o céu...
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails