segunda-feira, 30 de maio de 2011

Eis a minha religião...

Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião. (Abrahan Lincoln)

Quantas vezes paramos para pensar que é assim tão simples? Fazendo o bem, dentro do que se convencionou socialmente, pratica-se o que todos os alardeadores da fé dizem vivenciar. Sem discutir o conceito de religião e considerando apenas o que se espera do que se diz religioso a frase do presidente americano resume a essência - se isso for possível.

Por que a prisão a um corpo doutrinário se a prática do bem é o que se espera dos homens de boa índole? Não seriam justos aqueles que fazem o bem? Os cristãos bem se lembram da parábola do bom samaritano. A questão ali não se prendeu ao que se cria ou se deixava de crer ao que era ou deixava de ser! Praticou-se o bem e isso foi considerado uma atitude boa e inquestionável em qualquer meio que se possa supor.

Tão simples e ainda assim tentam complicar...

Não importa se é teísta ou ateísta, não importa mesmo! A prática do bem não é posse ou propriedade de quem se diz da fé ou não. Os atos bons, oriundos de qualquer fonte sempre serão atos bons. E quem pratica o bem há de se sentir bem! Quem pratica o mal há que se sentir mal! Como poderia ser diferente?

O convite à reflexão que faço é este: que todos que pratiquem o bem. A despreocupação com o conceito de religião tornará todas as pessoas religiosas - à moda Abraham Lincoln.

Enéias Teles Borges

Postagem original: 11/08/2009

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Fazer o certo porque é certo e evitar o errado porque é errado não deveria ser chamado de religião.

A palavra religião, do latim "religio", significa "prestar culto a uma divindade", "ligar novamente", ou simplesmente "religar" no sentido de voltar a unir o homem com a divindade da qual se afastou.

Quando alguém faz o que é certo e não faz o que é errado, eu chamo isto de caráter, e não de religião.

Se não, como ficaria os ateus íntegros?

Sabrina Noureddine disse...

Parabéns pela postagem!!!
Abs.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails