quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O picareta da fé

A picareta (substantivo feminino) é um instrumento de ferro encurvado e de duas pontas e cabo comprido, que serve para arrancar pedras, furar terra, etc.

Existe outra definição para a palavra: indivíduo sem mérito, que, usando de embustes, se insinua entre pessoas de bem para tirar proveito.

Na realidade a segunda definição (figurada) é que serve de objeto para esta reflexão noturna. O picareta "entra na marra". Entra contra a vontade, de uma maneira firme, buscando auferir seu propósito: o benefício próprio sem se preocupar com ética, moral, bons costumes..

Entre as pessoas de boa índole (ou pelo menos bem objetivadas) o picareta se instala. Na realidade ele faz diferente: ele penetra com força violenta. Entrando via força bruta, o embusteiro conspira contra todos e vende uma imagem que não possui.

Os principais e, portanto, mais deletérios picaretas instalam-se no lugar que lhe é mais fértil. O berço da "cultura religiosa". Lá a proporção de picaretas circulando é altíssima.

Os picaretas da fé infiltram-se em posições proeminentes. Afinal o picareta não é um otário. Não basta ser picareta! É necessário ser um picareta bem conceituado. Bem conceituado? Isto mesmo. O picareta da fé não aceita ser apenas um na platéia! Ele quer liderar, quer mandar, quer ser o dono do campinho e também o dono da bola!

Picareta gosta de título e usa vários conforme o contexto religioso: bispo, apóstolo, pastor, missionário, ancião, colaborador...

Por que são picaretas da fé? Porque se servem de embustes, pois não possuem méritos. Instalam-se entre pessoas de bem, pessoas humildes, pessoas sinceras (e também dos indivíduos omissos) e começam a tirar proveito da situação...

Enéias Teles Borges
(ostagem original: 20/07/2009)

4 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Eu conheço um monte deles. É uma turminha intragável. São políticos, falsos, arrogantes, interesseiros e "crentes cretinos". A maioria é completamente incompetente naquilo que faz, mas como possuem uma boa "lábia", que é a característica principal de todo bom picareta, acabam se mantendo em posições de destaque.

Ébano Teles disse...

Eu conheço uma novíssima Picareta da Fé. A esposa do kaká!

Ricardo disse...

Ébano Teles,

Muito bem lembrado. Aquela mulher me deixou cabreiro com seu discurso a respeito das benções em forma de dinheiro que caem sobre o seu afortunado marido Kaká. Coisinha irritante (rs).

Alexandre - Condor disse...

Recebi por e-mail esses dias, um vídeo de mais um desses picaretas. O tal Malafaia pedindo que os fieis enviassem seus sálarios de um mês por ano com o intuíto de provar que Deus devolve em bençãos. Com isso ele deve ter pago o jatinho de 4 milhões recém adquirido, pois cada esquina deve ter uma assembleia de Deus.
Detalhe: o mesmo ainda aconselha aos fiéis desempregados que peçam emprestado a alguém R$ 500,00 e mande em um envelope.
Isso é o que eu chamo de dinheiro fácil!

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails