terça-feira, 2 de novembro de 2010

Poeira em alto mar...

Muitas vezes o que se espera de uma pessoa, nascida num contexto religioso, é que ela creia em tudo e não questione. Não importa quão absurdo seja, não importa quantas lacunas existam: sempre existirá a fé para suprir todas as “aparentes” inconsistências. A fé remove montanhas, faz o crente ver oásis no deserto (não é miragem) e até poeira em alto mar. O crente vê tudo pois os olhos da fé permitem que ele tenha “visão além do alcance”.

Para quem se julga eleito antes mesmo do nascimento, enxergar poeira em alto mar é “café pequeno”. Não adianta dizer que aquilo que parece ser poeira é espirro d’água ou algo do gênero. Trata-se de poeira e ponto final! Os olhos da fé sobrepujam microscópios e telescópios. Eles permitem ver o inexorável, o inatingível, o transcendental! Ver poeira em alto mar é mixaria, algo como “dinheiro de pinga”.

O problema principal que insta em emergir é querer que as pessoas, que também pensam e também têm fé, enxerguem poeira em alto mar. Grande problema é afirmar que é cego aquele que não vê a “clara” poeira em alto mar. Não é nevoeiro, é poeira! Quem não consegue enxergar assim é um maldito, um desvairado, um louco perigoso!

Enéias Teles Borges - Autor

Postagem original: 27/03/2009
-

3 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Esta é a grande petulância dos crentes que se julgam com a verdade, exigir que todos vejam e entendam a vida pelo mesmo prisma de fé que o deles.

O que mais me irrita é ver a postura prepotente de alguns que se julgam "os escolhidos de Deus e guardiões da verdade absoluta" olhando a todos que pensam de forma diferente de cima para baixo.

Frank Viana Carvalho disse...

Amigo
Vale a pena ler a "Piauí" que saiu nesta semana. É uma revista que traz artigos e ensaios sobre política, literatura, sociologia, filosofia, etc. É meio "forte", às vezes 'debochada', mas sempre intrigante e visa alcançar as elites.
Qualquer banca que vende 'muitas' revistas (variedades) tem. Por exemplo, o setor de revistas da Saraiva, da Livraria Cultura, da Nobel ou grandes bancas de revista da avenida Paulista. Você encontrará facilmente.
É uma história realmente interessante (quase oito páginas da revista).
Você vai gostar. Depois me diga o que você pensa.

Sandaephon disse...

Mas como assim você não está vendo a poeira ali?
Este é um texto de suma importância, porque é comum decorrerem desse meio alienante formas discriminatórias e preconceituosas no que tangem à liberdade religiosa e credora individual. O fato é que ou você crê, ou não crê. Tertium non datur.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails