quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fracassei em tudo...

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.” (Darcy Ribeiro)

Há frases, oriundas de pessoas que fizeram história, que nos inspiram maravilhosamente. A frase do professor Darcy Ribeiro, que encabeça este texto é uma delas. Eu viajei no tempo, lembrando-me deste resumo da obra do professor no último sábado à noite. Eu, junto com minha família, tive uma noite cultural. Avenida Paulista, Conjunto Nacional, livraria Cultura. Resolvemos comprar alguns livros e ficamos lá dentro da livraria das 19:30 até 22:00 horas. Isso porque a loja seria fechada... Não comprei muita coisa. Minha esposa e filhas, sim. Contentei-me com a Minigramática da língua portuguesa de Domingos Paschoal Cegalla (preciso me atualizar...). Enquanto passeava pelas seções de filosofia, história e sociologia eu me deparei (de novo) com esta frase. E que frase!

Teria o professor fracassado em seus intentos? Talvez sim. Mas quem gostaria de estar na fileira dos "vitoriosos"? Sinto-me feliz pela oportunidade de me aliar ao “fracassado” professor Darcy Ribeiro. Sinto-me feliz por repetir sua frase histórica:

Enéias Teles Borges
Postagem original: 23/03/2009

2 comentários:

Anônimo disse...

Cuidado pra não fracassar na fé (rs).

Ricardo Imbassahy disse...

Não é todo povo que tem a oportunidade de ver nascer em seu seio a um Darcy Ribeiro, nós a tivemos, mas infelizmente quando estava-se tão próximo de serem feitas as transformações fundamentais a elite dominante nos venceu e continuamos em nossa involução histórica, essa porcaria... Eu também faço parte do rol dos fracassados, felizmente!

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails