quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Madrugada no hospital

Eis um lugar que incomoda e que vai se tornando uma constante na nossa vida à medida que a idade vai avançando. No meu caso não é em decorrência dos anos idos, mas por algo que certamente nos acompanhará dia após dia...

Minha esposa teve uma trombose nos "seios cavernosos" (cérebro), ficou na UTI, tratou-se bem, ficou sem sequelas, mas carregará na vida uma enxaqueca absurda! Na noite que findou ela sofreu e usou os medicamentos fortes e de emergência, mas não foram suficientes.

Aqui estamos para mais uma repetição dos procedimentos: triagem, clínico geral e medicação na veia...

Por essas e outras eu gosto casa vez menos do ambiente hospitalar. Ironicamente minha esposa é enfermeira, mas hoje está, mais uma vez, na condição de paciente.

A vida nos proporciona momentos particulares de reflexão, como esse de agora e outros também (...) Estar, como estou, usando um micro do hospital Santa Paula, em São Paulo, para postar esse texto é algo inusitado. Enquanto espero vou meditando e digitando. Estou me acostumando a ser paciente, no sentido ligado à calma. Faz sentido: afinal são três mulheres em minha vida: esposa e duas filhas. Paciência e observação: ingredientes que uso para aprender com elas ou, pelo menos, tentar endender o comportamento do sexo oposto...

Amigos: a vida nos reserva momentos similares! Os hospitais da vida e uma vida em hospitais. Somos doentes de uma forma ou de outra. Tratamo-nos fisicamente e também espiritualmente. Para alguns existe o hospital igreja e para outros o hospital mesmo em seu tenebroso sentido. Local adstrito a doentes e aos que tratam de doenças, ainda que tenham doenças físicas e/ou espirituais. Não é irônico?

De alguns pontos não posso reclamar: os hospitais estão se modernizando. Internet sem fio, cantinas de primeira linha, atendimento mais humanizado. Lógico que é preciso pagar um preço alto: os custos de um "plano de saúde"...

É isso mesmo: para frequentar esse ambiente triste é preciso pagar...

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails