terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Jesus ou Papai Noel?

Eu estava ouvindo o noticiário na rádio CBN/SP, nesta última quinta-feira. Haveria uma entrevista com Frei Leonardo Boff e foi apresentado um rápido comentário dele que chamava a atenção para um fato natalino: O Natal, em tese, está vinculado ao nascimento de Jesus (independentemente da data ser correta ou não), mas o que se fala mais nesta época é sobre o Papai Noel. Jesus e Papai Noel disputando a atenção do cristão.

Interessante esse comentário. Bem ao nível deste fabuloso teólogo! E há que se considerar essa realidade. Jesus, Papai Noel, Natal, presentes, espírito bom, consumismo...

O que representa o Natal para o mundo cristão hoje? O que é, efetivamente, o espírito natalino? Pensa-se em Jesus? Pensa-se no Papai Noel? Momento de difundir o altruísmo ou esperar por ele?

Muitos tentam relacionar os personagens. O menino Jesus na manjedoura e o Papai Noel que seria o Jesus maduro, velhinho e bondoso...

É um assunto a ser firmemente considerado, mas jamais sem perder o que de bom acontece no Natal: as pessoas se irmanam, existe um esforço pela paz. É, sem dúvida, um fenômeno que se repete a cada ano.

Gosto muito do Natal. Supera meu aniversário! Procuro observar as crianças nas ruas, sentadas nos colos dos muitos “papais noéis” ...

O Natal aproxima as pessoas, abre espaço para a reconciliação é um momento mágico no mundo cristão.

Eis que ele se aproxima...


Enéias Teles Borges
Postagem original: 19/12/2008

2 comentários:

Nayson disse...

Sempre que lembramos do natal vinculamos este dia ao papai noel quando na verdade Jesus deveria ser o centro das atenções!!!

Alexandre - Condor disse...

Na verdade 25 de Dezembro foi uma adaptação romana do nascimento do deus Mitra para Jesus, para atrair mais fiéis ao então crescente e dominante Cristianismo na época. A adaptação deu certo e hoje celebra-se o nascimento do Deus cristão na data em que era celebrado o nascimento do deus pagão.
Papai Noel é um fruto do capitalismo, para estimular a compra de presentes e foi estrategicamente colocado na data do nascimento de Jesus, pois o mesmo recebeu presentes ao nascer.
Todos são figuras fraternas e bondosas.
Mas independente do significado e data, gosto do Natal e apoio a celebração, o espírito de união e a confraternização entre os povos e independente da data, lembro sim do nascimento de Jesus, apesar de ninguém saber a data certa do Seu nascimento.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails