segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O umbigo do mundo - III

O umbigo do mundo - III
Enéias Teles Borges


As opiniões acerca dos dois textos o “umbigo do mundo” são curiosas e divergentes. O mais interessante é que o título pareceu para alguns como espécie de “carapuça” que, tendo sido lançada ao ar, caiu na cabeça de quem se julgou o alvo. Na realidade tal procedimento reforça a tese que tenho sobre o “umbigo do mundo”: sendo um ente egocêntrico sempre se considerará como alvo de qualquer sugestionamento (uma pena que muitos insistem em comentar apenas por e-mail).

Um pergunta que se eleva é: quem afinal, pode ser considerado como o “umbigo do mundo”? Eis aí algo notável! Essência do proselitismo que está contida em todas as agremiações religiosas.

Eu, por exemplo, cresci numa que tem como referência de “perseguição” religiosa um dia da semana. Tal dia, que aparentemente sobrepuja até mesmo a divindade, será a referência de fé e lealdade no futuro. Será tido como vencedor aquele que, por conta da manutenção da santidade desse dia, estiver disposto a passar por qualquer sofrimento para que se “guarde tal dia”. Notem que essa “perseguição” está projetada para o futuro, quando poderes religiosos e políticos tomarão atitudes conspiratórias contra esse povo e esse dia.

Existem outros que já se julgam perseguidos hoje. São os que militam tendo como estandarte a “não transfusão de sangue”. Tal grupo, mesmo hoje, teria motivos para asseverar que é o maior perseguido pelo poder temporal e com anuência do poder religioso. Muitas vezes a transfusão de sangue é feita via força judicial, não é assim?

Há outros que se sentem perseguidos por conta do que chamamos de radicalismo. Lembram-se de 11 de setembro? Vocês podem imaginar a que ponto chega o “umbigo do mundo” que se sente na obrigação de purificar a humanidade através da violência (se necessário for)? Já imaginaram egocentrismo tão brutal?

Leitor amigo: o “umbigo do mundo” é aquele que se considera como alvo preferencial da observação da divindade; crendo plenamente que tudo o que ocorre no universo é para que ele, “umbigo do mundo” mantenha absoluta atenção e esteja preparado. Não importa quantos sofrerão ou morrerão! O que mais importa é que ele “umbigo do mundo” esteja pronto para lutar, sofrer e no fim vencer. Para ele, “umbigo do mundo” o universo inteiro conspira a seu favor e essa imensidão incomensurável geme tão somente por ele...

Por hora pararei com esses tópicos, mas não sem antes deixar um convite à reflexão. Notem o quanto a cultura religiosa (não é religião) pode ser perniciosa ao incutir na mente das pessoas a idéia sempre permanente da exclusividade. Cada segmento “puxa a sardinha” para o seu lado. É como se houvesse uma disputa constante pela preferência divina. Parece-nos claro que a agremiação que conseguir “arrazoar” melhor será a nação eleita, povo escolhido, jóia divina, objeto único da misericórdia de Deus. Não é o que parece transmitir cada cultura religiosa?

Quanto egocentrismo! E tudo na forma do que insistem (equivocadamente) em chamar de religião...

Enquanto isso eu sugiro que continuem observando as análises que o “umbigo do mundo” continuará fazendo, tendo como “pano de fundo” o papa Bento XVI e o presidente americano, recém eleito, Barak Hussein Obama!
-

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Com respeito ao cumprimento das profecias conforme a interpretação adventista do sétimo dia tradicional, tenho sérias dúvidas quanto à eleição de Barak Hussei Obama no sentido de apressá-las, pois quem seria um presidente mais intolerante quanto à política internacional e mais propenso a união do estado com a igreja, um democrata ou um republicano?

Se as profecias não se cumpriram com o louco imperialista do Bush com seu discurso inflamado do eixo do bem contra o mal, porque motivos acreditaríamos que elas iriam caminhar para um cumprimento mais rápido com o democrata Obama?

Na verdade, poderíamos dizer que os acontecimentos atuais favorecem no momento mais os batistas (e outros protestantes) com sua interpretação dispensacionalista das profecias.

Eles acreditam que o futuro anti-Cristo surgirá como um grande democrata bem feitor da humanidade durante os primeiros 3 anos e meio, mas depois se transformará no pior ditador que o mundo já conheceu.

O mundialmente aclamado Barak Obama parece cumprir a primeira parte da profecia do anti-Cristo. Se daqui a 3 anos e meio o homem virar a cabeça, ponto para a interpretação protestante.

Agora, se o mesmo for assassinado a semelhança do presidente Kennedy, os adventistas vão ficar ainda mais oriçados.

Fiquei sabendo de um fanático que já está conclamando o povo para sair das grandes cidades porque ele acredita que Ellen White teria dito que quando o presidente dos Estados Unidos fosse um negro, o fim viria. Seus amigos estão tentando dissuadi-lo dizendo que Ellen White falou de um Papa negro e não de um presidente negro.

Cara, este negócio de religião é uma loucura...

Ricardo disse...

Cleiton,

Impressão sua.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails