sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Consciência negra

O feriado de 20 de novembro é novo e inovador. Novo porque entrou em vigor faz pouco tempo e inovador por chamar a atenção para uma classe específica do povo: a que tem a pele escura.

Nem se sabe se um feriado assim é útil. Fato é que está sendo marcante a quantidade de providências que estão acontecendo no Brasil em decorrência da “consciência negra”.

De certa forma o movimento pró-negros está alcançando dimensão mundial e não é possível afirmar se é 100% bom ou se é ruim. A sociedade valorizará mais as pessoas “de cor”? A sociedade reagirá negativamente quanto a isso?

Alguns acontecimentos recentes estão fazendo um chamamento ao assunto do racismo e inclusão no mundo. Alguns atores negros vêm ganhando o Oscar e no Brasil muitos atores estão assumindo posições de destaques nas tramas. A televisão e o cinema costumam formar e direcionar opiniões.

Ademais não nos esqueçamos de Barak Hussein Obama e do campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Existe um movimento de simpatia global, mas é preciso ver tudo isso com muita cautela. Vejam algo interessante: as cotas nas universidades federais. São 50% para alunos oriundos das escolas públicas, negros e índios...

Até que ponto essa “overdose” compensatória é boa?

Quem viver verá!

Enéias Teles Borges

Um comentário:

Cleiton Heredia disse...

Este feriado é RACISTA!!!

Mas tudo bem. Se não fosse ele eu não poderia estar de boa hoje.

Assim como finados, proclamação da república, dia do trabalho, entre outros, a maior parte dos brasileiros não estão nem aí para o nome que dão para o feriado. Com este não seria diferente: é apenas mais um feriado para descansar e curtir um lazer com a família.

Uma feliz consciência negra para todos.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails