quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vontade de desaparecer...

Eu ouvi muito bem quando um disse para o outro: “Sinto vontade de abrir um buraco bem fundo e me enterrar nele...” Eles acabavam de ter uma decepção grande. A decepção era com a liderança eclesiástica. O assunto tinha sido muito destacado na mídia e em especial na América do Norte. Aquele que disse antes continuou: “Como é possível? Tantas lindas mensagens de fé e prosperidade! Não precisávamos aguardar o céu, poderíamos começar a ser felizes aqui mesmo! Afinal eles não diziam que devemos ser cabeça e nunca a cauda?”

Eu ouvi e os vi dizendo muito mais...

A realidade é que os centros de fé transformaram-se em centros de venda de esperança. Tal esperança é totalmente despida de razão. As mensagens conduzem ao choro, à alegria, à euforia e muito mais. Não conduzem à reflexão. O refletir logo mostraria aos ouvintes e apreciadores que nesse mundo só teremos tribulação. Aqueles que crêem buscam uma vida além, em outro mundo – tudo no futuro. O presente está sujeito às circunstâncias e o verdadeiro crente precisa estar preparado para a realidade circunstancial: há pouco para ser dividido com muitos. São tristezas sem fim. Sofrimento após sofrimento...

Fico constrangido quando ouço mensagens de esperança baseadas na irrealidade. Na tentativa do convencimento de algo que não ocorrerá aqui. Quando algo ocorrer neste mundo não será para todos. Não há, inclusive, que se falar em injustiça! Não existe injustiça quando uns sofrem mais do que outros. Existe a realidade nua e crua. Não adianta acreditar que por fazer “tudo certo” nada de errado ocorrerá.

Aos que têm fé eu escrevo agora, citando João 17:15 “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”.

Continuar no mundo significa conviver com as circunstâncias. O livrar do mal é algo fora do contexto humano. É libertar daquilo que impediria a vida eterna aos que crêem.

Depois de uma análise tão pueril e ao mesmo tempo tão verdadeira é que podemos perguntar: até no nosso meio a teologia da prosperidade tomou corpo em forma de mensagens de esperança sem qualquer fundamentação racional?

Cada vez fica mais claro que o objetivo das mensagens de esperança é transmitir o que se quer ouvir e nunca o que se precisa ouvir...

Quando alguém que depositou sua fé neste tipo de mensagem de esperança tem o encontro com a verdade vai logo dizer: “Que vontade de desaparecer, fazer um buraco bem fundo e nele me enterrar...”

Enéias Teles Borges - Autor

Postagem original: 27/10/2008
-

3 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Interessante este tipo de reação das pessoas quando se confrontam com a verdade indesejada: "Vontade de desaparecer".

Querem desaparecer não apenas pela verdade que frustra seus desejos e ambições, mas principalmente por terem sido tão ingênuas em acreditar em algo tão desprovido de racionalidade.

Cleiton Heredia disse...

Depois de dois anos meu comentário agora é outro:

Vontade de desaparecer?

Contrate um mágico!

Sabrina Noureddine disse...

Bela postagem!!!
Como sempre!!!
Parabéns amigo!
aBS.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails