domingo, 10 de outubro de 2010

Agressividade capitalista?

As pessoas que moram na capital paulista têm enfrentado um incômodo a mais, especialmente no centro da cidade e nos pontos mais movimentados dos comércios de bairro. Rapazes e moças abordam os transeuntes com o intuito de oferecer dinheiro “fácil”. As perguntas são padronizadas: “Precisa de dinheiro?”, “Empréstimo rápido e sem consulta ao SPC e SERASA!”

Confesso que abomino essas abordagens agressivas e despudoradas!

Fui abordado por um rapaz que superou os outros tantos que me perseguiram nesta última quinta-feira. Ele deu dois passos na calçada e parou na minha frente, impedindo meu progresso. Estendeu a mão e perguntou: “Qual cartão prefere? Visa ou Mastercard”? Notem que ele não perguntou se eu queria um cartão. Foi direto, saltando o primeiro degrau e sugerindo que era apenas escolher um dos dois.

Eu fiquei parado na frente dele, sem nada falar e saí de lado para poder avançar. Ele segurou meu braço e insistiu. Desvencilhei-me dele e segui adiante. Pude ainda ouvir a última frase: “Muito obrigado por ter me dado atenção”. Primeiro a agressividade e depois a ironia.

Num trecho de 100 metros é possível a abordagem de cinco, seis, sete... dez deles insistindo: “Precisa de dinheiro?” Isso é tão irritante que estou desviando meu trajeto para não encontrar essa turma.

Nem preciso dizer que os juros cobrados de quem aceita esse tipo de empréstimo é absurdo!

A reflexão que faço é curiosa: notaram como há dinheiro em demasia em alguns setores econômicos? Observaram que os detentores desse capital precisam fazê-lo circular? Será que o rumo da classe média e baixa é o do endividamento? Dinheiro existe e está disponível, mas anda muito caro...

A sociedade capitalista brasileira precisa evitar o seguinte quadro: dinheiro demais numa ponta e quase nada na outra. O país se dividirá entre os que têm e os que devem... Os que têm não saberão o que fazer com tanto dinheiro e os que não têm continuarão a não ter, chegando ao fundo do poço. E o poço afundará mais ainda...

Enéias Teles Borges - Autor

Postagem original: 29/08/2008
-

3 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito em agressividade capitalista, nem muito dinheiro de um lado e pouco do outro.
O que existe, ou, no caso, não existe, são regras que possibilitem o dinheiro se transformar em capital produtivo de forma mais vantajosa do que simplesmentente enmprestá-lo a juros.
Quem tenta abrir um negócio sabe muito bem do que estou falando.
Conheço um frentista de posto de gasolina que empresta dinheito a juros. Acho que ele não faz parte da minopria que tem muito. Apenas faz o que é mais cômodo, fácil e vantajoso nesse nosso Brasil.

Cleiton Heredia disse...

O anônimo acima tem certa dose de razão no que diz.

Trabalho em uma empresa do segmento de construção e sei o quanto é complicado fazer com que um empreendimento imobiliário, cuja maturação do negócio pode demorar de um a dois anos, consiga apresentar resultados finais que superem as rentabilidades das aplicações financeiras.

Por que um empresário brasileiro vai querer correr o risco inerente do seu negócio, quando pode ganhar praticamente a mesma coisa (e as vezes até mais) simplesmente especulando no mercado financeiro com um risco bem mais baixo? Por idealismo? Patriotismo? Sensibilidade social? Bah! Todo mundo só quer saber de "dinheira na borsa" (como diz o turco).

E a culpa de tudo isto é principalmente do governo brasileiro com sua política amplamente favorável aos banqueiros (e/ou agiotas),que a cada ano que passa acumulam mais e mais lucros.

E pensar que este Lula deste tal PT repudiou no palanque muitas vezes este tipo de política. Prá que? Só para quando assumiu o poder fazer exatamente a mesma coisa que os outros fizeram.

É por isto que eu digo e defendo que nestas eleições anulemos nosso voto. Já está provado que neste país não adianta votar. Trocam as moscas mas o lixo permanece o mesmo e até aumenta.

Mundo de Eugenee disse...

Mas que esse pessoal da rua é impetulante, importunante, impertinente, isso ninguém poderá negar!

Detesto-os.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails