sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A vidraça, o especulador e o cauteloso


A vidraça, o especulador e o cauteloso
Enéias Teles Borges


Há um ditado antigo (confesso não saber quem é o autor) que diz mais ou menos o seguinte: “a verdade é como uma vidraça e cada um vê apenas de um lado”. É lógico que quem está de um lado da vidraça não terá a mesma visão daquele que está do outro lado. Um exercício de humildade mostrará que será necessário ver dos dois lados antes de emitir opinião.

Quero adaptar esse pensamento há algo que tenho observado, no contexto religioso brasileiro e que tende a ficar mais evidenciado diante dos avanços da ciência. A fé está em luta contra evidências que conspiram contra ideais ortodoxos firmados ao longo dos séculos.

Enquanto alguns consideram o insistente estudo como exercício da capacidade humana, outros chamam esse estudo de especulação. Algo como: “o que é conhecido é para nós e nossos filhos (...) fora isso é com o Criador”. Afinal o estudioso é um especulador? Aquele que se conforma com o estudo superficial e a força da tradição é um cauteloso?

O que mais me chama a atenção é o diálogo silencioso que é formado: enquanto o “cauteloso” vê no “especulador” um agente do mal, por querer avançar por terrenos desconhecidos, o “especulador” vê no “cauteloso” (também) um agente do mal, por tentar inibir a capacidade humana de pensar (dom divino) e descobrir o que antes era desconhecido.

Notaram que cada um vê no outro “a encarnação do diabo”?

Seria como ver a vidraça apenas por um lado? Por que não ver dos dois? Será que o “especulador” já viu os dois lados e por esse motivo é mais incisivo? Será que o “cauteloso” tem medo de ver o outro lado da vidraça e de ter que rever conceitos?

Faço esse convite à reflexão.

Postagem original: 25-06-2008.
-

3 comentários:

Anônimo disse...

Devemos lembrar :Eu Sou a Verdade e a VIDA .Esta é a palavra do Senhor. Eu vos enviarei O ESPIRITO DA VERDADE- que é o Espirito Santo.
Daí eu pergunto o que é a verdade ,ou qual a verdade em pauta?
Em Romanos 2.1- O julgar traz condenação.
Será que o que precisamos e ter um olhar de Amor atraves da vidraça?Isto ficou claro.
Mas sabemos que o tempo de Deus é diferente, e Ele da chance a todos enxergarem , Rom12.3 - Orgulho :um problema do "EU">

Cleiton Heredia disse...

Já ouvi de alguns crentes que ler e estudar demais é perigoso, pois acaba distanciando a pessoa de Deus.

Eu sempre pergunto: o problema está com a leitura e o estudo ou com o conceito de Deus que muitas vezes não resiste a uma sincera pesquisa pela verdade?

Juci Barros disse...

O convite é ótimo.
http://compromissocomoacaso.blogspot.com/

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails