quarta-feira, 24 de junho de 2009

CIÊNCIA E RELIGIÃO - FACETA

Cientistas descobrem vestígios da mais jovem supernova

Da Agência Estado
Em São Paulo

Pesquisadores americanos e britânicos ligados ao Observatório Chandra de Raios-X, da Nasa, e ao Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA anunciaram, ontem, a descoberta de vestígios da mais jovem supernova já encontrada na Via-Láctea.

Supernovas são explosões de estrelas de massa muito maior que a do Sol. Quando ocorrem, podem brilhar mais que uma galáxia inteira, e deixam para trás nuvens de destroços que continuam a emitir radiação, os chamados remanescentes de supernova. São as supernovas que lançam ao espaço os elementos químicos mais pesados, como ferro e cálcio, que depois poderão entrar na composição de novas estrelas, de planetas e de seres vivos.

Chamado G1.9+0.3 e localizado a 2.600 anos-luz da Terra, perto do núcleo da galáxia, esse remanescente de 140 anos representa a primeira das supernovas "perdidas" da Via-Láctea a ser encontrada. "Normalmente, quando se observam outras galáxias, vemos que galáxias espirais, como a nossa, deveriam ter uma supernova a cada 50 ou 100 anos", explica o astrofísico do Observatório Nacional Ramiro De La Reza, ao comentar a descoberta. "Mas as últimas supernovas ocorridas na Via-Láctea e vistas da Terra foram a de Kepler, em 1604, e a de Tycho, em 1572". Já o remanescente de supernova mais jovem conhecido dentro da Via-Láctea, antes da descoberta de G1.9+0.3, era Cassiopéia A, que tem 330 anos.

"Se a taxa de supernovas estiver correta, deveria haver remanescentes de cerca de dez explosões mais jovens que Cassiopéia A", disse um dos descobridores de G1.9+0.3, David Green, da Universidade de Cambridge. "É ótimo finalmente achar uma delas." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: [UOL]


Nota do Editor: sempre que um assunto desse vem à baila surge uma discussão de caráter religioso. A questão do pecado na terra e a sua origem no Céu. A obra do Criador antes e depois do pecado adentrar no Universo. Deus continuou a sua obra de criação? Caso contrário o que é isso? Degradação? Notícia como essa nos faz repensar as explicações teológicas ouvidas de nossos pais. Há uma necessidade premente de conciliação do pensamento religioso conservador com a realidade demonstrada permanentemente pela Ciência.
-
Postagem original: 16/05/2008.
-

3 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Se esta super-nova está a 2.600 anos-luz da terra isto quer dizer que estamos olhando para algo que aconteceu quando o profeta Daniel era ainda um jovem nas cortes do rei Nabucodonossor em Babilônia.

Olhar para o céu é olhar para o passado!

A galáxia mais próxima de nosso sistema solar é a de Andrômeda situada a aproximadamente 2 milhões de anos-luz de distância. Isto quer dizer que aquilo que vemos dela atualmente em nossos telescópios, são imagens de uma realidade ocorrida quando a vida neste planeta, segundo a cronologia bíblica, ainda nem existia, ou, quando, segundo os evolucionistas, o gênero Homo começava a passear pela Àfrica.

Agora, quanto as implicaçoes teológicas das explosões das supernovas ou da morte das estrelas, não podemos afirmar com precisão que isto significa degeneração no Universo. Veja por exemplo uma semente que precisa morrer para gerar vida. Isto é uma lei do Criador elaborada antes que existisse o pecado.

Cleiton Heredia disse...

Interesante reler estas suas postagens, pois ao rever os comentários que fiz a mais de uma ano atrás, percebo o quanto mudei.

O comentário acima é um exemplo disto. Nele eu me posicionei raciocinando como um típico religioso que procura sempre conciliar tudo ao seu redor em conformidade com a sua fé.

Hoje eu já admito que as coisas podem ser bem mais simples do que eu imaginava, pois não vejo mais a necessidade de explicar as explosões cósmicas como alguém que procura desesperadamente manter sua fé (religião) em coerência com sua razão (ciência).

Isto não quer dizer que perdi a fé, mas apenas que perdi o medo de questionar.

Anônimo disse...

Puxa, Cleiton! Que experiência interessante!

Estava lendo seu comentário e ao passar para o segundo, vi que era vc mesmo que dava sequencia...

Legal isso!

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails