quinta-feira, 24 de março de 2011

Declips, Decleps e Declei


Quando eu era criança, acredito que com oito anos, eu ouvi de alguém que três astronautas tinham ido à lua. Foi algo espetacular! Comecei a entender um pouco do assunto. Viagem à lua! Algo que me impressionou muito naquela época.

Eu era tido, por alguns, como sendo um garoto inteligente e curioso. Procurei saber mais do assunto “homem x lua”. Ouvi de alguma pessoa brincalhona ou desinformada que os três astronautas tinham os seguintes nomes: Declips, Decleps e Declei. Eu acreditei piamente nisso!

Passei a demonstrar minha “grande inteligência e conhecimento” difundindo essa informação atual e espetacular. Eu sabia, inclusive, os nomes dos famosos astronautas que obtiveram sucesso na viagem espacial! Eu era o cara!

Foi com imenso desapontamento que eu soube, bem depois, que os astronautas da Apollo 11 chamavam-se: Neil Armstrong, Michael Collins e “Buzz” Aldrin...

O meu conhecimento a respeito do assunto não passou de uma piada. Eu me considerava o bem informado e articulado. Na realidade eu era apenas uma criança que “engoliu” a informação falsa de alguém e a passou adiante como sendo verdadeira.

Eu confiava nas pessoas e por esse motivo não questionava as informações.

Hoje eu medito sobre esse assunto tão antigo e me pergunto se depois desse ocorrido eu não tive atitudes semelhantes, achando que conhecia alguma coisa, simplesmente por ter ouvido de outras pessoas.

Às vezes até sinto certo constrangimento por ter acreditado e difundido algumas inverdades. Eu me pergunto: por que confiei tanto em alguns professores que tive, quando fiz minha primeira faculdade?

Sei que espalhei muitas informações parecidas com a dos “astronautas” Declips, Decleps e Declei...

Só que no que tange aos supostos astronautas eu era uma criança! Ao longo dos quatro anos de faculdade eu tive todas as oportunidades para questionar (no bom sentido) as informações que vinham e que fui armazenando.

Como eu gostaria de poder voltar no tempo para dizer os verdadeiros nomes dos astronautas. Mas eu me perdôo (por isso) porque eu não passava de um moleque imberbe.

Mas, o que veio depois, seria perdoável? Qual a desculpa que tenho hoje por ter confiado tanto em antigos professores que por má-fé ou negligência, ensinaram-me teorias que sei, agora, não passam de malditos engodos?

Caro leitor: sinta-se livre para aprender um pouco com essa faceta de minha história. Caso tenha alguma chance de questionar faça-o já! É melhor ser tido como uma pessoa polêmica do que ser considerado (no futuro) como um ex-aluno omisso ou “ex-alguma-coisa” omissa...

Sei que ainda padecemos do ranço da ditadura militar que impediu o exercício do livre pensar. Nossos pais, em parte, são resultados disso e nós também. Quantas vezes fomos emparedados por eles (nossos pais) com frases obscuras, tentando fugir do assunto ou mesmo dizendo que estávamos especulando?

Talvez por isso eu me conceda um perdão parcial

Enéias Teles Borges
Postagem original: 09/04/2008

6 comentários:

Ricardo disse...

Enéias,

Errar o caminho por ter sido enganado é perdoável, imperdoável é errar o caminho por se deixar enganar, e a maioria das pessoas se deixa enganar por comodismo ou covardia. Agora, que essa sua história é engraçada, isso é (Declips, Decleps e Declei).

Cleiton Heredia disse...

Declips, Decleps e Declei???

Quer dizer que não foram Moe, Larry e Curly???

Putz! Também me enganaram!!!

Ricardo disse...

kkk - Eu sempre dou muita risada dessa sua história.

Anônimo disse...

Caríssimo amigo,
custa-me muito acreditar que aqueles seus professores ( e um pouco meus também ), eram homens embusteiros...
Alguns já não estão entre nós, não podem se defender...
Pensar é bom e apropriado, mas o pensamento-mor é este: "tudo que é puro, tudo que é honesto, tudo que é verdadeiro... nisto pensai !"
Jorge.

Enéias Teles Borges disse...

Anônimo,

Acredito que não eram embusteiros, mas acreditaram, como eu, em "Declips, Decleps e Declei".

Existem muitos professores que apenas copiam o que ouviram de outros...

Enéias

Cleiton Heredia disse...

Eu não canso de ler esta história. Ela é realmente muito engraçada. Na minha mente eu vejo você de calças curtas falando com ar de "senhor sabe tudo": "Os nomes dos três primeiros homens que foram à lua são Declips, Decleps e Declei".

kkkkkkkkkkkk

Esta história me fez lembrar do meu caso que não foi muito diferente do seu. Qualquer dia destes eu a conto lá no meu blog.

Abraços.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails