sábado, 2 de fevereiro de 2008

Relógios mecânicos

Sou apaixonado por relógios mecânicos antigos, especialmente os de pulso. Tenho alguns e os uso com prazer. Não por vaidade, mas pelo fascínio que exercem. É algo mágico! Maravilha humana que foi aperfeiçoada ao longo de muitos anos.

Hoje os relógios (ou marcadores de tempo) existem em diversas formas. Com o advento dos modelos quartz os relógios mecânicos saíram do uso rotineiro das pessoas. Relojoaria mecânica está adstrita a apreciadores e colecionadores.

Meu fascínio aumenta quando observo, com lupa, os componentes do movimento, como este da foto. São muitas peças construídas e montadas num projeto fabuloso de engenharia. Imaginem que beleza! Um medidor de tempo todo mecânico.

Os relógios são uma biografia da vida humana. Limitada, é claro. Tem como ponto de partida a invenção do primeiro (quando?) e de lá para cá é possível calcular a obsessão humana em contar o tempo de forma perfeita.

Eu pretendo postar textos versando sobre este assunto. Tanto para leigos curiosos quanto para pessoas que querem informações mais técnicas.

Por enquanto tome um tempinho para pensar no esforço despendido para construir estas pequenas maravilhas.

Até breve.

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails