domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dois animais preciosos: Duque e Doly

Hoje eu recebi uma mensagem eletrônica de minha cunhada Cristiane Lisboa Maia (Dinha). É uma pessoa muito especial. Amada ao extremo pelos sobrinhos, desenvolveu uma capacidade imensa de sempre se manter calma e paciente. Ultimamente vinha sofrendo bastante. Apegada que é aos cães que estiveram com ela nos últimos doze anos, viu de forma quase simultânea, os dois partirem deste miserável mundo dos vivos. O primeiro foi Duque, que era o mais novo. Precisou ser sacrificado. Agora Doly...

Segue abaixo o comovente texto. Não é fácil perder animais queridos, especialmente os cães que são amigos de verdade.

O que leva um cachorro a ter câncer, ainda mais de uma maneira tão sofrida? Algumas pessoas me falaram pra sacrificar, mas não consegui. Optei em cuidar dela até o fim.

Ontem a tarde, quando cheguei pra almoçar, ao ver aquela situação, desabei. Até então achei que estava forte, mas desabei de tal maneira que nem imaginava. Conversei com a veterinária, o que poderia ser feito, pois não estava aguentando mais o sofrimento dela. Internei pra tomar alguma medicação e aliviar um pouco o seu sofrimento. Amanhecendo o dia ela se foi, descansou.

Há mais ou menos um ano começou um nódulo na mama. Passados alguns meses, apareceram outros em outras mamas. Mais ou menos em setembro, começaram uns engasgos. Apareceu um caroço no pescoço. E se não bastasse, as patas começaram a inchar. Na minha ignorância estavam inchadas. Segundo a veterinária, inchadas coisa nenhuma. Os nódulos das mamas tinham entrado em metástase e já tinha atingido os ossos. Nada mais poderia ser feito, a não ser melhorar a condição de vida dela até o fim. Como Doly tinha perdido muito peso, se operasse ela não ia resistir e de nada ia adiantar, já que o corpo já estava todo contaminado.

Hoje, mais calma, analisando friamente toda esta situação, fico me perguntando se não fui egoísta. Egoísta ao ponto de querer ficar com um animal querido, com todo esse sofrimento ou de ter acabado com parte desse sofrimento.

No seus quase 12 anos a Negona se foi, deixando saudades e amor pela sua passagem em nossas vidas.

Abraços,

Dinha.

Seguem algumas fotos de Duque e Doly, são de 2005, feitas em Vitória da Conquista, Bahia (para ampliar as imagens, basta teclar nelas).







5 comentários:

Unknown disse...

Lamento meu amigo.

Unknown disse...

Lamento meu amigo

Anônimo disse...

"O salário do pecado é a morte" diz a Bíblia. Os animais (e as plantas) não são pecadores, mas adoecem, sofrem e morrem também como se fossem.

Aureo Vilas Boas disse...

Bom dia, lamento seu sofrimento, mas seu post me deixou com varias perguntas a fazer, desde qdo a veterinaria sabia do tumor? Quantos exames comprobatorios, foram feitos sobre os alegados tumores?
Foi tentado algum tratamento antineoplasico desde o inicio, seja quimio ou radioterapia? Foi realizada alguma cirurgia antes da piora do quadro (a idade nao pode servir de muleta para a nao realizaçao de qqr procedimento q vise o bem estar do paciente, a nao ser que o medo de evntual falha domine o profissional, fazendo-o protelar a tomar uma decisao em conjunto com o proprietario)?
Qtos profissionais diferentes vc ouviu sobre o alegado quadro de seus bichinhos?
Algum tipo de quimioterapia especifica (Vincristina EV, por exemplo)?
Pelos poucos detalhes nao quero acreditar q a colega tenha simplesmente esperado piorar o quadro usando apenas terapia sintomatica ou oraçoes! Tenho inumeras outras duvidas que dariam um post especifico, certamente agora é tarde, mas pode servir de alerta a outras pessoas, exija detalhes sobre o problema de saude de seu animal, ouça outros profissionais a respeito, forme outras opinioes, posso parecer simplista, mas é o que indico a meus clientes, em face de quadros graves e tomada de decisão.
Desculpe pelo excesso de objetividade nas perguntas, mas muitas duvidas persistem.

Enéias Teles Borges disse...

Aureo,

Estou apenas reproduzindo o texto de minha cunhada. Nem perguntei sobre tais pontos. Não era o foco principal da postagem.

Abraços.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails